Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) - CALENDÁRIO 2018

Mais informações no link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Consulte o edital completo abaixo.

Prezados(as) Coordenadores(as), Alunos(as) e Docentes,

Segue abaixo o calendário a ser utilizado pela CPG/FOP e outras informações referentes ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Edital Nº 47 de 2017), de acordo com o calendário divulgado pela Capes.

CALENDÁRIO

02/02/2018: Prazo limite para recebimento dos documentos de inscrição na CPG.
05 a 09/02/2018: Seleção interna do Programa e elaboração do Termo de Seleção. (Coordenadores, sugerimos que deixem a reunião agendada).
09/02/2018: Entrega do Termo de Seleção, contendo as proposta(s) selecionada(s). Sugerimos que também seja entregue uma lista de espera de prioridades de propostas pré-selecionadas.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

1. Curriculum Vitae atualizado, extraído da Plataforma Lattes;
2. Carta do(a) orientador(a) brasileiro(a), devidamente datada e assinada e em papel timbrado da instituição de origem, com a previsão de defesa da tese, justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico-científica com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas;
3. Carta do(a) coorientador(a) no exterior, devidamente datada e assinada e em papel timbrado da instituição, aprovando o plano de pesquisa com a identificação do título projeto e informando o mês/ano de início e término do estágio no exterior, de forma a se compatibilizar com o prazo definido pela IES brasileira;
4. Currículo resumido do(a) coorientador(a) no exterior, o qual deve ter produção científica e/ou tecnológica compatível e a titulação mínima de doutorado;
5. Histórico escolar do doutorado em andamento ou exame de qualificação;
6. Plano de estudos, em português, com, no máximo, 15 páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a infra-estrutura experimental ou laboratorial específica. (item:  5.3.3.9);
7. Comprovante de proficiência linguística, notas mínimas item 4.1.1.10;
8. Registro ORCID.

NÚMERO DE BOLSAS

Será disponibilizada uma (01) cota de 12 meses para cada Programa de Pós-Graduação, permitindo que cada programa atenda 01 ou 02 bolsistas. A forma de distribuição da cota deve ser definida pelo Programa.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição.

Alunos que não possuírem 12 meses cursados:
O comprovante da qualificação deverá ser entregue juntamente com os outros documentos da inscrição até dia 02/02/2018. Cada Programa definirá a forma de aplicação deste exame. Lembrando que o projeto não pode ser alterado e deve ser parte da tese do aluno.
O formulário do exame de qualificação será feito pela CPG mediante solicitação por e-mail do orientador. No assunto do e-mail,  discriminar que trata-se de exame de qualificação para a bolsa do PDSE. Informar data do exame, título do projeto e comissão examinadora.

TERMO DE SELEÇÃO

A Coordenação de cada Programa de Pós-Graduação deverá constituir uma Comissão especialmente para a seleção dos candidatos, que deverá conter no mínimo três membros: o Coordenador do Programa, um  representante discente dos pós-graduandos (doutorando) e um avaliador externo ao programa de pós-graduação.
O Termo de Seleção de Candidatura do PDSE deverá ser emitido de acordo com o Item 5.2. (Da Seleção Interna na IES).

Nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos que se façam necessários.
Última modificação emSexta, 15 Dezembro 2017 09:40