Menu

.

FOP-Unicamp

Coordenadoria de Pós-Graduação

logo facebook

Linhas de Pesquisa

HISTOLOGIA

ALTERAÇÕES GENÉTICAS E EPIGENÉTICAS DOS TECIDOS BUCAIS

A finalidade dos estudos associados a esta linha de pesquisa é a análise e busca por marcadores moleculares que possam predizer associação à suscetibilidade e/ou a severidade de doenças, como, periodontite e alterações da ATM. Também, avaliar a influência destas doenças inflamatórias nas modificações químicas do genoma das células.

HISTOFISIOLOGIA DOS TECIDOS BUCAIS

Estudar a expressão das proteínas e genes de componentes da matriz extracelular em tecidos bucais, em processos normais e patológicos. Também, estudar o metabolismo do ligamento periodontal, tecidos peridentais e erupção dentária.

PROCESSOS REGENERATIVOS E BIOENGENHARIA DOS TECIDOS BUCAIS

Estudar a fisiopatologia do tecido ósseo por meio de modelos em animais de reparo ósseo e doença periodontal. Também, investigar a ação anabólica do hormônio PTH em tecidos mineralizados.

FERRAMENTAS DE BIOLOGIA COMPUTACIONAL E BIOLOGIA BUCO-DENTAL

Esta linha de pesquisa visa gerar conhecimento e repostas sobre questões associadas a biologia buco-dental utilizando ferramentas de bioinformática na análise de seqüências genômicas de DNA e técnicas de biologia molecular complementares.


ANATOMIA

BIOMECÂNICA DO CRÂNIO

Avaliação das tensões e trações no esqueleto cefálico, ação ortodôntica, dissipação de tensões mastigatórias.

COMPORTAMENTO CINESIOLÓGICO E MORFOFUNCIONAL DOS SISTEMAS MUSCULAR E ESQUELÉTICO

Realizar estudos de eletromiografia, eletrocinesiologia e ultrassonagrafia em músculos ligados à mastigação, deglutição, fonação e postura corporal, investigando a presença de sinais e sintomas que identifiquem patologias musculo-articulares, e propor terapêuticas para os problemas encontrados.


MICROBIOLOGIA

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE PLANTAS CONTRA LEVEDURAS E MICRORGANISMOS BUCAIS

Analisar o potencial antimicrobiano de extratos de plantas que possam contribuir na terapia das infecções que acometem a cavidade bucal.

ESTUDOS GENÉTICOS E MOLECULARES DE FATORES DE VIRULÊNCIA E CRESCIMENTO EM BIOFILMES DE MICRORGANISMOS BUCAIS

Analisar de forma avançada, utilizando ferramentas de biologia molecular, os fatores de virulência que podem interferir com a colonização e o crescimento dos biofilmes bucais.

DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE TRANSMISSÃO, COLONIZAÇÃO E INFECÇÃO POR ESPÉCIES OU FILOTIPOS MICROBIANOS BUCAIS ATRAVÉS DE TÉCNICAS MOLECULARES E DE CULTIVO

Analisar utilizando diversas ferramentas, incluindo biologia molecular, os eventos de transmissão e colonização dos tecidos buco-dentais pelas espécies bacterianas mais encontradas nestes tecidos.

ANÁLISE DOS MECANISMOS DA FORMAÇÃO DOS BIOFILMES BACTERIANOS E SEU CONTROLE

Compreender, de forma avançada, os mecanismos envolvidos na formação e crescimento dos biofilmes bucais bacterianos, com foco em espécies comensais de Streptococcus, Streptococcus mutans e espécies anaeróbias estritas e a procura de alternativas que controlem o desenvolvimento dessas comunidades.

ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE CÉLULAS MICROBIANAS E HOSPEDEIRO

Analisar in vitro e in vivo a interação entre células microbianas e células eucarióticas utilizando ferramentas de biologia molecular, identificando mecanismos de escape e vias de resposta imunológica.


ODONTOLOGIA LEGAL

IDENTIFICAÇÃO HUMANA, TRAUMATOLOGIA, NECROPSIA, TANATOLOGIA e TOXICOLOGIA FORENSE DE INTERESSE EM ODONTOLOGIA LEGAL

Estudo das energias lesivas e seus efeitos, objetivando-se a natureza e as conseqüências jurídicas dos danos, alcançando todos os tipos de acidente, também no trabalho, morte súbita e morte suspeita de um modo geral.

 

 

voltar ao topo