uec fopFaculdade de Odontologia de Piracicaba

Coordenadoria de Pós-Graduação

 

Estomatopatologia - Ingresso no 2º Semestre de 2011

Processo Seletivo para Ingresso no 2º Semestre/2011

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTOMATOPATOLOGIA

Áreas de concentração em:

Patologia

Estomatologia

Coordenador

Prof. Dr. Ricardo Della Coletta


Conceito CAPES: 6


DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia objetiva preparar e qualificar Professores-Pesquisadores nas Áreas de Estomatologia e Patologia Oral, fornecendo embasamento clínico e laboratorial necessário para que exerçam atividades didáticas, de pesquisa e de prestação de serviço à comunidade. O Programa iniciou suas atividades em 1999, após o desligamento dos professores do Curso de Pós-Graduação em Biologia e Patologia Buco-Dental. Ao longo de três avaliações o Programa de Estomatopatologia apresentou uma significante melhora, passando de conceito 4, no momento da abertura, para conceito 6, mantido por duas avaliações consecutivas, o que o levou a fazer parte do Sistema de Programas de Excelência da CAPES (PROEX-CAPES). O empenho dos professores do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia é de manter e, se possível, elevar o grau de Excelência do Programa, fortalecendo e consolidando a liderança da Pós-Graduação nas Áreas de Estomatologia e Patologia Oral.


Níveis: Mestrado e Doutorado


Perfil dos Alunos para Mestrado e Doutorado

Serão admitidos profissionais de nível superior da área de saúde, que tenham realizado curso reconhecido pelo Ministério da Educação.


Grupos/Linhas de Pesquisa

Biologia Tumoral

Avaliação dos aspectos clínicos, epidemiológicos, microscópicos, imunohistoquímicos, moleculares e genéticos das lesões malignas em região de cabeça e pescoço, com maior ênfase ao carcinoma espinocelular e suas variantes e ao melanoma.

Malformações e Síndromes com Envolvimento Orofacial

Avaliação dos aspectos clínicos, epidemiológicos, genéticos e moleculares das malformações buco-faciais, incluindo as fissuras lábio-palatinas, e das doenças genéticas e síndromes com repercussão na região orofacial.

Patogênese das Doenças Bucais

Avaliação dos aspectos epidemiológicos, clínicos, microbiológicos, moleculares, diagnósticos e de tratamento das doenças bucais. Trata ainda do desenvolvimento de modelos experimentais em animais.

Patologia das Glândulas Salivares

Estudos clínicos, epidemiológicos, microscópicos, imunohistoquímicos e moleculares dos tumores de glândulas salivares e seus fatores prognósticos.

Patologia Periodontal

Avaliação clínica, epidemiológica, microscópica, molecular e genética dos aumentos gengivais inflamatórios, hereditários ou induzidos por drogas.


Corpo Docente

Prof. Dr. Edgard Graner
Prof. Dr. Jacks Jorge Junior
Profa. Dra. Karina Gottardello Zecchin
Prof. Dr. Marcio Ajudarte Lopes
Prof. Dr. Oslei Paes de Almeida
Prof. Dr. Pablo Agustin Vargas
Profa. Dra. Rebeca de Souza Azevedo
Prof. Dr. Ricardo Della Coletta


Requisitos Básicos para Admissão do Candidato

Disponibilidade para dedicação em tempo integral. Os classificados no exame de seleção serão admitidos em função da disponibilidade do orientador.


Número mínimo de vagas

ÁREA

MESTRADO

DOUTORADO

Estomatologia

01

01

Patologia

01

01


Período de Inscrição

de 02 de maio a 14 de junho de 2011, das 13h30min às 17h30min.

Local: Secretaria da Coordenadoria de Pós-Graduação. Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), Av. Limeira, 901, Piracicaba-SP.

A inscrição poderá ser feita via correio (tipo SEDEX ou empresas similares), sendo consideradas as inscrições com data de postagem até 14/06/2011, considerando ainda que a chegada da documentação à secretaria de Pós-Graduação obrigatoriamente deve ocorrer até o dia 15/06/2011.

Endereço de Correspondência:
Coordenadoria de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP
Av. Limeira, 901, Bairro Areião, CP 52
Piracicaba/SP – CEP 13414-903


DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

  • Formulário de inscrição disponível on line, (sua inscrição somente poderá ser feita utilizando Internet Explorer versão 6 ou 7, ou Mozilla Firefox versão 2 ou 3) devidamente preenchido e assinado;
  • 01 Fotografia 3x4, recente, constando o nome do candidato no verso;
  • Currículo atualizado com no máximo 5 páginas. Não serão aceitos currículos com maior número de páginas. Deverão constar, obrigatoriamente, os dados pessoais e de identificação do candidato, endereço completo (incluindo e-mail), formação universitária e, se for o caso, cursos de longa duração já realizados (atualização, especialização, mestrado ou doutorado), iniciação científica (informar agência financiadora) e publicações em revistas científicas. Outras informações poderão ser adicionadas, a critério do candidato, desde que não seja ultrapassado o limite máximo de cinco páginas. NÃO HÁ NECESSIDADE DE SER DOCUMENTADO.

OBS: A inscrição do candidato somente será efetivada mediante o envio de toda a documentação solicitada.


Data, Horário e Local das Provas (MESTRADO E DOUTORADO)

Data

15 de junho de 2011

 


 

 

Fases


1ª Fase AVALIAÇÕES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO E LÍNGUA INGLESA
08h30 às 12h30min


2ª Fase ANÁLISE DE CURRÍCULO E ENTREVISTA
Início às 14h00min.


RESULTADO FINAL

 


 

 

01/07/2011 LOCAL: Coordenadoria de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP e no site www.fop.unicamp.br/cpg


LOCAL

  • 1ª Fase: Anfiteatro 1 da FOP-UNICAMP.
  • 2ª Fase: Sala de Aula do Programa de Estomatopatologia (ao lado do Salão Nobre).

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

O Processo de seleção dos candidatos será feito através de:

  • Avaliação de Conhecimento Específico (peso 4,0);
  • Entrevista do candidato com a Comissão Examinadora (peso 3,0);
  • Análise de Curriculum Vitae (peso 2,0);
  • Exame de Língua Inglesa – Leitura e interpretação de um texto proveniente de artigo científico sem o auxílio de dicionário (peso 1,0)

 


FORMA DE AVALIAÇÃO

 

Os resultados das Avaliações de Conhecimento Específico e Proficiência em Língua Inglesa, Entrevista e Análise do Currículo serão somados proporcionalmente (de acordo com o peso de cada uma) e o resultado final será publicado na página da Pós-Graduação na Internet (www.fop.unicamp.br/cpg) no dia 01/07/2011.

A lista de aprovados será organizada de acordo com a nota final do aluno, de forma decrescente e a nota mínima para aprovação será 5,0. Serão selecionados os candidatos com as maiores notas até o limite do número de vagas.

Candidatos Estrangeiros, residindo no país de origem, serão avaliados exclusivamente pela Análise do Currículo, Histórico Escolar e Carta(s) de Recomendação, que deverão ser enviados pelo correio via FEDEX ou similar, com data de postagem máxima de 14/06/2011, considerando-se ainda que a chegada da documentação à secretaria de Pós-Graduação obrigatoriamente deve ocorrer antes do início do exame seletivo (14/06/2011). Sugere-se aos interessados checar cuidadosamente o prazo de entrega estimado pelo serviço de correio local, pois há grandes variações de país para país. Documentação entregue fora deste prazo não será considerada. Candidatos estrangeiros que residam no Brasil passarão pelo mesmo exame de seleção que os candidatos brasileiros.


TÓPICOS PARA AS PROVAS DE SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

  • Anomalias Dentais
  • Biologia da AIDS e suas Manifestações Bucais
  • Cistos da Região Buco-Maxilo-Facial
  • Doenças Dermatológicas com Repercussão Bucal
  • Doenças Infecciosas Sistêmicas e Bucais
  • Doenças da Mucosa Bucal
  • Genética: Conceitos Básicos e Desordens com Envolvimento Crânio-Facial
  • Inflamação e Reparo
  • Lesão e Morte Celular
  • Neoplasias: Conceitos Básicos e Neoplasias Bucais
  • Patologia das Glândulas Salivares
  • Patologia Periodontal
  • Tumores Odontogênicos

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

  • Robbins Patologia Básica. Abbas AK, Kumar V, Fausto N, Mitchell RN. Editora Saunders Elsevier. 8º edição traduzida, 2008. Capítulos 1 a 8.
  • Patologia Oral – Correlações Clinicopatológicas. Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK. Editora Saunders Elsevier. 5º edição traduzida, 2008.
  • Patologia Oral & Maxilofacial. Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Editora Guanabara. 2º edição traduzida, 2004.
  • Genética Médica. Thompson MW, McInnes RR, Willard HF. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 6ª edição traduzida, 2002.

BOLSAS DE ESTUDO

CAPES/CNPq - A aprovação no exame de seleção do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia não implica em concessão automática de bolsas. A concessão de bolsasa dependerá da disponibilidade das mesmas e da aplicação dos critérios de concessão das respectivas agências e do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia.

Candidatos estrangeiros aprovados e que eventualmente sejam beneficiados com a concessão de bolsas devem atentar para o fato de que um dos documentos necessários para abertura de conta em banco brasileiro é o Cadastro de Pessoa Física - CPF. A obtenção deste documento pode demandar períodos prolongados (atualmente o período é de cerca de 60 dias) e sem a conta aberta não é possível o recebimento da bolsa.