PPGO final

Linhas de Pesquisa

Grupo: Estudo do Estresse, da Dor Orofacial e da Oclusão

Linhas:

INFLAMAÇÃO E DOR OROFACIAL

Estudar os mecanismos dolorosos e inflamatórios da região orofacial e a farmacocinética, a toxicidade e o uso clínico dos anestésicos locais/vasoconstritores, analgésicos e antiinflamatórios.

COMPORTAMENTO E ESTRESSE

Estudar o comportamento humano (na infância, na adolescência e na fase adulta) e animal em diversas situações experimentais ou clínicas, e a fisiologia do estresse e da ansiedade em seus aspectos básicos e aplicados.

FISIOPATOLOGIA OROFACIAL E OCLUSÃO

Estudar a fisiopatologia orofacial, os diferentes aspectos da oclusão e as relações com distúrbios da ATM, órgãos adjacentes e hábitos bucais, considerando os aspectos morfológicos, funcionais e patológicos do crescimento e desenvolvimento das referidas estruturas, na infância e adolescência e na fase adulta.


Grupo: Antimicrobianos e Compostos de Origem Natural

Linhas:

ESTUDOS FARMACOLÓGICOS DE COMPOSTOS DE ORIGEM NATURAL E DE AGENTES ANTIMICROBIANOS

Caracterização química, farmacológica e toxicológica de produtos naturais de interesse terapêutico e estudo das propriedades antimicrobianas de compostos de origem natural e sintética.


Grupo: Cariologia

Linhas:

PLACA DENTAL BACTERIANA

Estudo da formação da placa dental cariogênica e periodontopatogênica; avaliação do efeito de substâncias anti-placa, anti-cárie e anti-cariogênicas.

ESTUDOS SOBRE O FLÚOR

É de grande interesse na área de odontologia o estudo do flúor como agente no controle da cárie dental, uma vez que sua eficácia na diminuição de incidência da cárie dental está amplamente registrada na literatura. Porém, o uso não racional do flúor tem motivado o estudo de sua farmacocinética, farmacodinâmica e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigação da melhoria da eficiência do flúor com maior segurança.

EPIDEMIOLOGIA, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CÁRIE E FATORES DE RISCO

Estudar a ocorrência das doenças bucais, os fatores moduladores e as estratégias de promoção de saúde bucal, desde a vida pré-natal à fase adulta, e a aplicabilidade de novas tecnologias para a prevenção e para aplicabilidade de materiais dentários no tratamento de pré-estabelecidas.

Grupo: Saúde Coletiva

Linhas:

EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA

Desenvolver estudos com propósito de se conhecer a ocorrência e distribuição dos principais problemas em saúde.

GESTÃO EM SAÚDE

Desenvolver estudos relacionados à políticas e planejamento em saúde, vigilância sanitária e epidemiológica.

PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA

Desenvolver estudos relacionados ao conhecimento das principais técnicas, métodos e procedimentos utilizados para prevenir os principais problemas em odontologia.

Última modificação emSegunda, 24 Agosto 2015 16:15
voltar ao topo