Defesa de Dissertação/Tese

Prezado aluno,

Instruções para agendamento de defesas a partir de 01/05/2022 

1. Conforme Instrução Normativa PRPG Nº 01/2022, a partir de 01/05/2022, as defesas de dissertação/tese devem ser realizadas de acordo com o disposto no Art. 40, parágrafo 7º do Regimento Geral dos PPGs. De acordo com o Regimento, o aluno, orientador e a maioria dos membros da Comissão Examinadora deverão estar presentes e os demais membros podem participar por videoconferência: 

  1. No mestrado, 01 membro poderá participar por videoconferência; 
  2. No doutorado, 02 membros poderão participar por videoconferência.
  3. Para os membros que participarem por videoconferência, o aluno deverá informar em campo específico no Siga no momento de agendar. 

2. RESPONSABILIDADE DO ALUNO 

- Solicitar a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 para os membros externos (caso estejam presencial) e para o público externo. O aluno deverá manter em arquivo próprio os documentos;

- Informar a todos os participantes sobre o uso obrigatório de máscaras durante a sessão da defesa. 

3. ESPAÇO FÍSICO PARA DEFESA

- O orientador ou aluno deverá realizar, previamente, a reserva do espaço físico. O aluno deverá informar no Siga (campo “local”) no momento de agendar a defesa. Caso não informe, a solicitação será devolvida para correção

- Defesas de doutorado que iniciarão de manhã: a reserva do local deverá ser feita para o período da manhã e tarde.  

4. DEFESAS COM MEMBROS POR VIDEOCONFERÊNCIA

Desde que solicitado com antecedência, a equipe de TI/FOP poderá fornecer suporte técnico nas defesas que ocorrerem nos locais abaixo: 

- Congregação: A defesa ocorrerá via  Zoom ou Google Meet;

- Anfiteatro 1, anfiteatro 3 e sala de metodologias ativas. A defesa ocorrerá via Educart – membros externos participarão via Google Meet;

- Anfiteatro 2, anfiteatro 4 e sala de treinamentos: Os espaços possuem som + notebook. A equipe de TI  emprestará  webcam (solicitar com antecedência).

Esses locais disponibilizam notebooks, que deverão ser utilizados para a apresentação.

Preferencialmente, a apresentação deverá estar em formato PDF.  

É altamente recomendável que o aluno realize testes, com antecedência, no local onde ocorrerá a defesa.  

5. DOCUMENTOS DA DEFESA

- Retirar a pasta com os documentos na CPG 01 dia antes da defesa. A pasta conterá a ata de defesa e os atestados de participação dos membros que participarão presencialmente (membros que participarem por videoconferência receberão, posteriormente, os atestados por e-mail) 

- Carta-convite e o exemplar da dissertação/tese em PDF serão encaminhados pela CPG para todos os membros da banca por e-mail. Fica a cargo do aluno enviar o exemplar impresso para os membros que solicitarem. 

6. ASSINATURA DA ATA DA DEFESA

- Membros presentes assinam a ata;

- Membros externos por videoconferência – o Presidente da banca assina por esses membros. NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENVIAR A ATA PARA COLETAR ASSINATURA. 

7. DEFESAS TOTALMENTE REMOTA

O orientador deverá encaminhar (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com antecedência de 60 dias, uma justificativa da necessidade da defesa ser realizada de forma totalmente remota. Essa justificativa será encaminhada para análise da PRPG. 

8. PREENCHIMENTO NO SIGA

- Acesse o SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica (Vida acadêmica - Dados de dissertação/tese) e verifique se as informações éticas estão preenchidas. Depois de inseri-las, seu orientador e a secretaria terão que atuar no sistema.

- O agendamento da defesa deverá ser feito com 35 dias de antecedência da data de defesa;

- Consulte a CPG, por email ou telefone, se os docentes externos possuem cadastro. Em caso negativo, encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. as seguintes informações: cópia do diploma de Doutorado frente/verso, número do RG ou RNE, CPF ou Passaporte (em caso de estrangeiros), data de nascimento, nacionalidade, e-mail e vínculo empregatício (departamento, faculdade, instituição e sigla).

Iniciando o preenchimento:

a) Título da Defesa: Informar o título em português e inglês. 
b) Arquivo dissertação/tese (formato pdf): Inserir o arquivo, o qual poderá ser alterado até 30 dias antes da defesa. Neste caso, encaminhar o novo arquivo para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
c) Comissão Examinadora, deverá ser composta da seguinte forma (normas de impessoalidade: http://www3.prpg.gr.unicamp.br/arqpdfnormas/infccpg003_2015.pdf):

Mestrado

Titulares:

1 – Presidente (orientador ou co-orientador)
2 – Membro externo à FOP
3 – Membro interno ou externo à FOP

Suplentes:

4 – Membro externo à FOP
5 – Membro interno ou externo à FOP

Doutorado

Titulares:

1 – Presidente (orientador ou co-orientador)
2 – Membro externo à UNICAMP
3 – Membro externo à UNICAMP
4 – Membro interno ou externo à UNICAMP
5 – Membro interno ou externo à UNICAMP

Suplentes:

6 – Membro externo à UNICAMP
7 – Membro externo à UNICAMP
8 – Membro interno ou externo à UNICAMP 

Após o preenchimento no SIGA

Após a validação das informações pela CPG, orientador e Coordenador da CPG, o aluno deverá providenciar com 30 dias de antecedência da data agendada da defesa, o que segue:
Encaminhe para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
1) Endereços de e-mails dos membros titulares e suplentes;
2) Arquivo atualizado da dissertação/tese, caso tenha realizado alterações após upload no Siga;

Última modificação emQuinta, 12 Mai 2022 10:38
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