Prezado aluno,
Instruções para agendamento de defesas a partir de 01/05/2022
1. Conforme Instrução Normativa PRPG Nº 01/2022, a partir de 01/05/2022, as defesas de dissertação/tese devem ser realizadas de acordo com o disposto no Art. 40, parágrafo 7º do Regimento Geral dos PPGs. De acordo com o Regimento, o aluno, orientador e a maioria dos membros da Comissão Examinadora deverão estar presentes e os demais membros podem participar por videoconferência:
- No mestrado, 01 membro poderá participar por videoconferência;
- No doutorado, 02 membros poderão participar por videoconferência.
- Para os membros que participarem por videoconferência, o aluno deverá informar em campo específico no Siga no momento de agendar.
2. RESPONSABILIDADE DO ALUNO
- Solicitar a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 para os membros externos (caso estejam presencial) e para o público externo. O aluno deverá manter em arquivo próprio os documentos;
- Informar a todos os participantes sobre o uso obrigatório de máscaras durante a sessão da defesa.
3. ESPAÇO FÍSICO PARA DEFESA
- O orientador ou aluno deverá realizar, previamente, a reserva do espaço físico. O aluno deverá informar no Siga (campo “local”) no momento de agendar a defesa. Caso não informe, a solicitação será devolvida para correção.
- Defesas de doutorado que iniciarão de manhã: a reserva do local deverá ser feita para o período da manhã e tarde.
4. DEFESAS COM MEMBROS POR VIDEOCONFERÊNCIA
Desde que solicitado com antecedência, a equipe de TI/FOP poderá fornecer suporte técnico nas defesas que ocorrerem nos locais abaixo:
- Congregação: A defesa ocorrerá via Zoom ou Google Meet;
- Anfiteatro 1, anfiteatro 3 e sala de metodologias ativas. A defesa ocorrerá via Educart – membros externos participarão via Google Meet;
- Anfiteatro 2, anfiteatro 4 e sala de treinamentos: Os espaços possuem som + notebook. A equipe de TI emprestará webcam (solicitar com antecedência).
Esses locais disponibilizam notebooks, que deverão ser utilizados para a apresentação.
Preferencialmente, a apresentação deverá estar em formato PDF.
É altamente recomendável que o aluno realize testes, com antecedência, no local onde ocorrerá a defesa.
5. DOCUMENTOS DA DEFESA
- Retirar a pasta com os documentos na CPG 01 dia antes da defesa. A pasta conterá a ata de defesa e os atestados de participação dos membros que participarão presencialmente (membros que participarem por videoconferência receberão, posteriormente, os atestados por e-mail)
- Carta-convite e o exemplar da dissertação/tese em PDF serão encaminhados pela CPG para todos os membros da banca por e-mail. Fica a cargo do aluno enviar o exemplar impresso para os membros que solicitarem.
6. ASSINATURA DA ATA DA DEFESA
- Membros presentes assinam a ata;
- Membros externos por videoconferência – o Presidente da banca assina por esses membros. NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENVIAR A ATA PARA COLETAR ASSINATURA.
7. DEFESAS TOTALMENTE REMOTA
O orientador deverá encaminhar (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com antecedência de 60 dias, uma justificativa da necessidade da defesa ser realizada de forma totalmente remota. Essa justificativa será encaminhada para análise da PRPG.
8. PREENCHIMENTO NO SIGA
- Acesse o SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica (Vida acadêmica - Dados de dissertação/tese) e verifique se as informações éticas estão preenchidas. Depois de inseri-las, seu orientador e a secretaria terão que atuar no sistema.
- O agendamento da defesa deverá ser feito com 35 dias de antecedência da data de defesa;
- Consulte a CPG, por email ou telefone, se os docentes externos possuem cadastro. Em caso negativo, encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. as seguintes informações: cópia do diploma de Doutorado frente/verso, número do RG ou RNE, CPF ou Passaporte (em caso de estrangeiros), data de nascimento, nacionalidade, e-mail e vínculo empregatício (departamento, faculdade, instituição e sigla).
Iniciando o preenchimento:
a) Título da Defesa: Informar o título em português e inglês.
b) Arquivo dissertação/tese (formato pdf): Inserir o arquivo, o qual poderá ser alterado até 30 dias antes da defesa. Neste caso, encaminhar o novo arquivo para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
c) Comissão Examinadora, deverá ser composta da seguinte forma (normas de impessoalidade: http://www3.prpg.gr.unicamp.
Mestrado
Titulares:
1 – Presidente (orientador ou co-orientador)
2 – Membro externo à FOP
3 – Membro interno ou externo à FOP
Suplentes:
4 – Membro externo à FOP
5 – Membro interno ou externo à FOP
Doutorado
Titulares:
1 – Presidente (orientador ou co-orientador)
2 – Membro externo à UNICAMP
3 – Membro externo à UNICAMP
4 – Membro interno ou externo à UNICAMP
5 – Membro interno ou externo à UNICAMP
Suplentes:
6 – Membro externo à UNICAMP
7 – Membro externo à UNICAMP
8 – Membro interno ou externo à UNICAMP
Após o preenchimento no SIGA
Após a validação das informações pela CPG, orientador e Coordenador da CPG, o aluno deverá providenciar com 30 dias de antecedência da data agendada da defesa, o que segue:
Encaminhe para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
1) Endereços de e-mails dos membros titulares e suplentes;
2) Arquivo atualizado da dissertação/tese, caso tenha realizado alterações após upload no Siga;