Menu

Programa

9:00h-9:10h:

Abertura

9:00h – 12:00h:

Mesa redonda: Pesquisa em sala de aula, formação docente e discente.

  • Profa. Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo, Depto de Educação, Instituto de Biociências, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU) - UNESP – Campus de Rio Claro, SP.
  • Profa. Dra. Pâmela Mello-Carpes, Coordenadora do Curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação, Coordenadora do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas SBFis/UNIPAMPA, e Coordenadora do Programa POPNEURO: ações de divulgação e popularização da neurociência junto à comunidade escolar de Uruguaiana/RS, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.
  • Profa. Dra. Érica Maria Granjeiro, Depto Ciências Biológicas, Coordenadora dos Grupos de Pesquisa Ensino de Fisiologia (GPFISI/UEFS) e Aprendendo a Aprender Ciências (GPAAC/UEFS) e do Laboratório de Ensino de Ciências (LEC/UEFS), Universidade Estadual de Feira de Santana – BA.
  • Profa. Dra. Lidiane Dal Bosco, Formação em Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Problemas, em Estruturação Curricular e Construção de Problemas, e em trabalho com Portfólio e Mapa conceitual, curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.
  • Profa. Dra. Fernanda Klein Marcondes, Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Metodologias Ativas no Ensino de Fisiologia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP – Piracicaba, SP. Presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de
  • As palestrantes apresentarão suas experiências na coordenação de pesquisas em diferentes áreas da Pedagogia Universitária, abordando a contribuição destas pesquisas para a formação de professores e alunos, e para a popularização da ciência, na educação formal e informal.

12:00h-14:00h: Almoço

14:00h – 16:30h: Fórum científico

Alunos de pós-graduação e graduação apresentarão propostas de projetos de pesquisa ou resultados de projetos em andamento, em 10 min, seguidos de discussão com as palestrantes acima indicadas e os demais participantes. O objetivo deste fórum é promover a troca de experiências em estudos sobre ensino superior. No período de inscrição, os interessados enviarão resumos que serão analisados para a seleção de 8-10 projetos ou trabalhos a serem apresentados.

16:30h-17:00h: Coffee break

17:00h – 18:00h: Prêmio L’Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências – Para Mulheres na Ciência 2017

Profa. Dra. Pâmela Mello-Carpes, Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas SBFis/UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, apresentará reflexões sobre a inserção das mulheres na ciência por meio de um relato sobre sua carreira acadêmica e sua experiência em concorrer e ser contemplada com o Prêmio L’Oreal/UNESCO/Academia Brasileira de Ciências – Para Mulheres na Ciência, edição 2017.

18:00h-18:15: Encerramento

INSCRIÇÕES GRATUITAS!
Período de inscrição (participantes): 07/05 a 10/07/2018
Período de inscrição para fórum científico (envio de resumo): 07/05 a 25/06/2018
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apoio