Terça, 07 Junho 2016 14:44

CURSO

Escrito por

CAPACITAÇÃO NO USO DE TOXINA BOTULÍNCA E MATERIAIS DE PREENCHIMENTO

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba está oferecendo mais uma versão do CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DE TOXINA BOTULÍNCA E MATERIAIS DE PREENCHIMENTO, que acontecerá no mês de Junho, nos dias 23, 24 e 25 (quinta, sexta e sábado) das 8:00 às 18:00h.

Para o desenvolvimento prático do curso, os ministradores estarão realizando a triagem de pacientes que necessitem de aplicação de toxina botulinica (BOTOX®) ou de Materiais de Preenchimento no dia 15 de junho (quarta feira), às 9:00h na Clínica de Especialização. Os agendamentos para a triagem já estão sendo feitos com a Profa Celia Rizzatti (19 2106 5373) ou com o Prof Paulo Cária (19 2106 5332). As aplicações são gratuitas, e serão realizadas, quando indicadas, no dia 25 de Junho (sábado) nos períodos da manhã ou à tarde, dependendo do agendamento feito pelos Professores.

A Profa. Celia Rizzatti, que coordena esta atual versão, considera que o curso é muito importante para a classe odontológica, uma vez que contempla todos os conhecimentos atuais sobre o assunto, incluindo a legislação que resguarda o Cirurgião Dentista quanto ao diagnostico, seleção e uso seguro dos produtos apresentados.

A Professora Célia ponderou o seguinte:

“Após as deliberações do Conselho Federal de Odontologia, o uso da Toxina Botulinica (mais conhecido como BOTOX®) e dos Materiais de Preenchimento foi liberado para diversas condições terapêuticas vinculadas à classe odontológica.

Estes fármacos têm sido bastante estudados por nossa equipe de pesquisa quanto ao seu mecanismo de ação e suas aplicações clínicas. Nossos resultados foram tão expressivos que passamos a considerar que esses materiais são realmente promissores e que se revestem de grande importância em diversas áreas da odontologia.Demonstram excelentes resultados terapêuticos, principalmente onde existe envolvimento muscular.

Entretanto, apenas dentistas devidamente capacitados e habilitados podem utilizar estes materiais com finalidade terapêutica.

Por isso, a proposta deste curso é foi concebida justamente como o objetivo de estimular os dentistas a conhecerem melhor estes produtos e de aplicá-los com segurança em sua prática clinica. 

Neste, os ministradores revisam os conhecimentos atuais sobre estes materiais, abordam todos os aspectos envovidos no diagnóstico, manipulação, métodos de diluição e aplicação segura dos produtos, desenvolvem treinamento prévio em cadáveres,  inserem suas experiências clínicas pessoais e seus resultados experimentais inéditos, propõem protocolos seguros para a sua aplicação, e desenvolvem intensa atividade de treinamento clínico. Desta forma, buscam estimular o uso clínico da TxBo na da odontologia clínica, e esperam chamar a atenção para o seu crescente progresso.”

Este curso é de interesse aos cirurgiões dentistas, principalmente aos que trabalham em especialidades que incluem disfunção temporomandibualr, oclusão, cirurgia buco maxilo facial, prótese, reabilitação orofacial, estética do sorriso gengival, correção de rítides periorais, implantodontia e dor orofacial.