Segunda, 29 Agosto 2016 10:21

Reflexão, reestruturação e novas estratégias para manter a excelência

Escrito por

Deram o tom ao Encontro dos Programas de Pós-Graduação

Acompanhar o desempenho dos Programas ao longo do último quadriênio, seguido de análises, debates e orientações. Ainda foram realizadas apresentações de indicadores de desempenho. Foi com essa proposta que aconteceu o “Encontro dos Programas de Pós-Graduação”, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, no dia 23 de agosto, no Salão Nobre.

O objetivo deste encontro foi conversar sobre a Avaliação da Capes, que acontece em 2017, e como cada Programa está em termos de produção científica, fluxo de alunos, produção de artigos pelos alunos, ações para internacionalização, inserção social e solidariedade, entre outros critérios.

“Só o fato de cada coordenador organizar os dados, avaliar como o Programa está em termos de alunos titulados e artigos produzidos, já atingiu parte do objetivo”, disse a coordenadora dos Programas de Pós-Graduação, professora Cínthia Pereira Machado Tabchoury.

O professor Pedro Luiz Rosalen fez uma avaliação positiva da iniciativa. “Acho que o trabalho é muito interessante, porque faz com que os professores e alunos, que estão na sua rotina, em laboratório e ocupando-se dos seus próprios assuntos, parem de se envolver com suas particularidades e coloque um foco no programa de Pós-Graduação, que é uma atividade coletiva”, disse, e completou, com isso, os docentes poderão propor novos alvos, que até agora, não tem ideia de qual é a força da Pós-Graduação da FOP, e quais são as metas futuras. “Acho que o mais importante nisso, a partir do momento que nós nos reunimos, é propor metas para o futuro da nossa pós-graduação, considerando as mudanças dos Programas e do país. A pós-graduação vai ter que continuar crescendo em um país em formato de recessão econômica”, finaliza.

O professor Márcio Ajudarte Lopes, da área de Semiologia, acredita que, dos cursos que foram apresentados, é importante ver que as pessoas se prepararam nesses quatro anos de curso de pós-graduação para a avaliação do quadriênio, que acontece no começo do próximo ano. “Esse encontro permite que os programas tenham condições de avaliar o desempenho nesses 3 anos e meio. Algumas coisas ainda podem ser melhoradas, mas tem um período para fazer os ajustes para que os programas sejam bem avaliados”, disse.

Yuri Nejaim, aluno do programa de pós-graduação em Radiologia Odontológica, falou da relevância de realizar reuniões com essa finalidade. Ele acredita que esses encontros são importantíssimos também para os alunos, porque ficam sabendo das estratégias e os objetivos da cada área. Com isso, podem colaborar na manutenção do conceito ou para melhorá-lo, seja na forma de publicação ou na busca pela internacionalização. “E ver os professores sabendo que eles têm que se reformular, também, é outro estímulo. Acho que todo mundo sai ganhando”, avalia.

A coordenadora do Programa de Radiologia Odontológica, professora Deborah Queiroz de Freitas França, classificou a atividade como importantíssima, uma vez que, a partir do pedido da CPG, foi possível fazer um levantamento dos 3 primeiros anos - em 2016 um levantamento parcial – que possibilitou ter uma ideia de como o programa irá fechar o quadriênio. “Verificamos que o nosso programa está no caminho certo. Concluímos que precisaremos manter ou melhorar os indicadores do primeiro semestre de 2016. A realização dessa atividade é importante porque nos possibilita expor os resultados para os docentes e discentes e dividir experiências, o que provavelmente não seria possível sem o evento”, conta.

O novo corpo diretivo da CAPES, Prof. Abilio Baeta como Presidente da CAPES e Profa. Rita Barradas como Diretora de Avaliação, já está na ativa. O calendário da Capes para o próximo ano foi reformulado e será o seguinte: submissão dos dados do Coleta Capes 2016 em 10/03/2017; Avaliação quadrienal entre 03/07 a 04/08/2017; homologação pelo CTC do resultado da avaliação quadrienal em 21/08 a 01/09/2017; divulgação do resultado da avaliação – 16 de Setembro de 2017.

Também haverá reunião dos coordenadores de PPGs na Reunião Anual da SBPqO no dia 07 de setembro de 2016 e importantes tópicos serão discutidos e informações muito relevantes sobre o processo de avaliação e das atividades formativas serão disponibilizadas a todos.