Sexta, 07 Outubro 2016 16:44

Destaque no Jornal da Unicamp

Escrito por

Grupo desenvolve resina antimicrobiana

Material aumenta a resistência a ataques de bactérias
 responsáveis pela formação de cáries
 
Trabalho sobre resina com efeito antimicrobiano foi desenvolvido pelo Grupo Multidisciplinar de Biomateriais, formado por membros da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ambas da Unicamp, e da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).  Os pesquisadores desenvolveram e estudaram a incorporação de um filme antimicrobiano formado por monômero ativo, que pode ser incorporado aos materiais resinosos preventivos de uso odontológico como os selantes oclusais infiltrantes para a paralisação da cárie e as resinas e sistemas adesivos para restauração dentária. Ao ser aplicado nos processos preventivos, interceptadores e de restaurações dentárias, o material oferece resistência ao ataque microbiano responsável pela formação de cárie, aumentando a durabilidade das restaurações e protegendo o dente.
 
Embora o dentista limpe a cavidade do dente cariado da melhor forma possível, podem restar bactérias que venham no futuro a desenvolver nova cárie. Então, seria desejável que o adesivo que une a restauração e a estrutura do dente tivesse em sua composição um bactericida capaz de combater eventuais microrganismos residuais, além de impedir que outras bactérias ataquem a cavidade restaurada formando um novo biofilme (filme microbiano) que dará origem a novas cáries.
 
Pesquisas têm sido feitas com o objetivo de produzir e testar materiais restauradores com propriedades antimicrobianas, capazes de inibir a adesão ou o desenvolvimento de biofilmes sobre restaurações. Desse modo, o material estaria protegendo a polpa subjacente às cavidades preparadas, e controlaria os efeitos deletérios exercidos pelo biofilme nas restaurações.