Quarta, 19 Outubro 2016 14:41

FOP sedia Exposição Documental Unicamp 50 anos

Escrito por

A celebração do Jubileu de Ouro da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP não pode prescindir de reflexões sobre a história destes 50 anos. O caminho até sua efetiva implantação, em 1966, não foi simples, tampouco direto: é necessário retroceder ao final da década de 1940, acompanhar no tempo as idas e vindas da demanda campineira e sua maior ou menor aderência aos projetos políticos paulistas – locais, regionais ou estaduais –, considerar os indivíduos envolvidos em termos de suas capacidades, limitações e compromissos. E tudo isso em meio a intensas e profundas transformações econômicas, sociais, culturais e políticas que marcaram o país a partir do segundo pós-guerra.

Parte das atividades comemorativas programadas para o cinquentenário, a Exposição Documental Unicamp 50 anos, organizada pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos, sob orientação e apoio da Comissão Unicamp Ano 50 e Subcomissão Memória, oferece um conjunto de documentos, com o objetivo de permitir a compreensão das origens desse projeto de universidade, das concepções e modelos institucionais em jogo, de suas bases sociais e políticas e da articulação de diferentes interesses.

A exposição compreende ainda módulo virtual, composto por cerca de 60 breves exposições ilustradas com cópias de documentos, fotografias e vídeos, que contam a trajetória, da fundação aos dias atuais, de institutos e faculdades, colégios técnicos, centros e núcleos e órgãos de apoio à pesquisa e à memória.

Desde a sua inauguração na abertura das festividades, em outubro de 2015, seus módulos já estiveram expostos na Faculdade de Ciências Médicas, na Biblioteca Central Cesar Lattes, no VI Simpósio de Profissionais da Universidade e na Sessão Extraordinária do Conselho Universitário em comemoração aos 50 anos da UNICAMP. Após este período de exibição na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, deverá ainda ser exposta na cidade Limeira.

Exibição

Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Período: 17 de outubro de 2016 a 18 de novembro de 2016