Segunda, 31 Outubro 2016 10:45

Recordação, alegria, emoção

Escrito por

Dessa forma pode ser resumido o encontro comemorativo dos 50 anos de formatura dos ex-alunos da FOP

“A impressão que se teve é que depois de 50 anos o tempo não passou”, disse o ex-aluno e professor convidado da FOP, Miguel Morano Junior, no encontro comemorativo dos 50 anos de formatura da primeira turma de alunos formada pela Unicamp e a sétima turma formada pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). A solenidade aconteceu na manhã do dia 21 de outubro, contou com várias atividades, além de receber a visita do reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge. 

“Lembramos dos velhos tempos. Foi muito gratificante e uma felicidade impar a gente ter contato com colegas que alguns de nós não víamos desde a formatura, que aconteceu no dia 15 de dezembro de 1966. Ajudamos a formar o alicerce da Faculdade. Todos se realizaram na profissão”, recorda o professor Miguel Morano. O docente destacou a colaboração dos alunos do Pic Jr. na organização do evento.

O ex-aluno e professor convidado da FOP, Fausto Bérzin, lembrou alguns fatos ocorridos na época. Segundo ele, a agregação da Unidade junto a Unicamp foi muito tempestuosa. A FOP já existia e a Unicamp incorporou a Faculdade. Houve uma tentativa da Unicamp de levar as cadeiras básicas para Campinas. O fato deu início a uma luta muito grande para preservar as cadeiras em Piracicaba. A Faculdade era líder das faculdades de odontologia do Brasil, lembra o ex-aluno. “Quando entravamos em greve todas as outras faculdades entravam também. Éramos muito ativos politicamente. Tínhamos um coral, um jogral e um show de variedades que era convidado para se apresentar em outras cidades. A turma era pequena, porém, muito unida”, recorda.

A turma começou com 40 alunos. Destes, 18 se formaram e 14 compareceram ao encontro, que contou com a presença, ainda, dos professores da turma Wail Hebling (paraninfo) e Krunislave António Nóbilo. Dessa turma, permaneceram como docentes da FOP: Miguel Morano Junior (Odontopediatria), Fausto Bérzin (Anatomia), Antônio Bento Alves de Moraes (Psicologia), Everaldo Bacchi (Ortodontia), Atahualpa Meneguel (Prótese).

Algumas homenagens também foram realizadas. Entre elas, foi prestada homenagem póstuma ao professor Araújo, da ortodontia, homenageado de honra. O ex-aluno e ex-professor da FOP Everaldo Bacchi leu o discurso da época. O professor Fausto os presenteou com um boton dos 50 anos da faculdade. Adelino os presenteou com um quadro em madeira, no qual foi esculpido o símbolo da Unicamp e o presidente (atual) do Centro Acadêmico XXI de Abril, Caetano Polizi, prestou uma homenagem ao ex-professor Everaldo Bacchi, que foi presidente do CA nos anos de 1945 e 1946. Ainda foi realizado um plantio de árvore comemorativa aos 50 anos de formatura.