Sexta, 10 Março 2017 15:00

CPG promove evento para recepcionar ingressantes dos Programas de Pós-Graduação

Escrito por

A Coordenadoria de Pós-Graduação, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), promoveu um dia de atividades para recepcionar os alunos ingressantes dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no dia 7 de março, no Salão Nobre. Cerca de 150 alunos, muitos desses da América Latina, foram aprovados nos processos seletivos e aproximadamente 90% destes estiveram presente ao evento.

A Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação, Profa. Cínthia Pereira Machado Tabchoury, realizou a abertura do evento, deu boas-vindas aos alunos e fez uma apresentação geral sobre as regras e normas da Pós-Graduação na FOP-UNICAMP. Destacou ainda a “satisfação em receber, este ano, um número maior de inscritos oriundos de outras universidades”. Ela atribuiu essa procura aos Programas de Excelência presentes na FOP.

A doutoranda Jamile de Oliveira Sá, da Bahia, região da Chapada Diamantina, ingressou no Programa de Estomatopatologia. Ela veio da Universidade Federal da Bahia. “Escolhi a FOP porque, além de ser um local de excelência e não haver o curso de Patologia Oral na Bahia, o curso tem uma grande representatividade. Patologia foi o que eu sempre quis. Onde tivesse Patologia eu iria fazer, mas escolhi a FOP. Espero me formar como pesquisadora, aprender muito na minha área, publicar, conhecer outras pessoas e ter uma formação de excelência”, conta. Ela ainda falou do interesse em concorrer ao cargo de representante de alunos.

A programação foi composta por diversas palestras. O Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da FOP, Prof. Jacks Jorge Junior, fez uma explanação sobre o funcionamento do comitê e dúvidas que podem surgir sobre a submissão do projeto.

A Bibliotecária Josidelma Costa de Souza,diretora da Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli, falou sobre as normas da biblioteca, serviços prestados, entre outros assunto.

O Prof.Rafael Stipp, Coordenador da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) destacou alguns pontos sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e também falou sobre a importância da JOP, convidando todos a participarem.

Os alunos também receberam informações sobre Cultura de Propriedade Intelectual e Inovação na Unicamp, da Diretora de Propriedade Intelectual – INOVA – Unicamp, Patrícia Leal.

Finalizando as atividades deste dia, o Prof. Pedro Luiz Rosalen proferiu a palestra: “Ética em Experimentação Animal - requisitos legais para uso de animais em pesquisa”.