Quarta, 23 Maio 2018 12:04

UPA 2018 

Escrito por

A UPA tem a proposta de aproximar os estudantes do ambiente universitário e mostrar atividades que despertem o interesse futuro.

“A UPA é uma oportunidade que a UNICAMP abre suas portas, apresentando os diferentes cursos e auxiliando os visitantes (estudantes do ensino médio, cursinho, etc.) na escolha profissional, de modo a tornar o ingresso na instituição mais consciente. Proporciona aos visitantes a conhecerem de perto a infraestrutura da Unicamp e ter contato direto com alunos e professores. Os visitantes levarão está lembrança para a vida toda. A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) cumpri seu papel de esclarecer aos visitantes, e em breve futuro alunos,” Comenta a coordenadora da FOP na UPA, professora Dagmar de Paula Queluz.

Participaram 49 alunos da graduação e da pós-graduação da FOP na UPA 2018. Sem a presença destes, não seria possível.

As atividades foram desenvolvidas na área da Saúde da Unicamp, no prédio da FCM (Faculdade de Ciências Médicas), e os visitantes assistiram vídeos, mesas clínicas, painéis, palestras, etc. Por meio de palestras e apresentações, os visitantes tiveram a oportunidade, de tirar dúvidas e esclarecer diferentes questões sobre o curso de Odontologia, de como é o dia-a-dia de um aluno na FOP.

A programação do dia foi extensa com atividades para todos os gostos. As atividades foram agrupadas em grandes áreas: a Básica (anatomia, bioquímica, fisiologia, etc.), a Clínica (periodontia, cirurgia, endodontia, dentística, ortodontia, implantodontia, prótese PF/PPR/PT, odontopediatria – nessa sequência), e a Social, que abrange aspectos administrativos, humanísticos, éticos e legais (Odontologia como profissão, mercado de trabalho, etc.). Profa. Dagmar cita que as disciplinas são ministradas de forma integrada, agregando o conteúdo das diversas áreas, no período de 10 semestres.

Os visitantes não escondiam o interesse e ficavam assistindo o vídeo, observando atentamente as mesas clínicas, muitas vezes fazendo questionamentos aos monitores da FOP. Destacando as atividades: mesas clínicas; ensino de primeiros socorros; casos clínicos de semiologia e patologia (que cuida do tratamento de doenças e realiza entre outros trabalhos, biópsias e estudos práticos sobre enfermidade); ensino sobre os principais problemas bucais, realçando a importância da adoção de medidas preventivas; odontologia legal enfocando a identificação humana; entre outras.

Participaram mais de 50 mil estudantes do ensino médio, familiares e professores que visitaram a universidade para conhecer seus cursos de graduação na UPA 2018.

Durante as atividades da UPA foram mencionados que a Unicamp apresenta indicadores de produtividade e qualidade:  8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional. Mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a registros de patentes e ao número de artigos (per capita) publicados anualmente em revistas científicas de elevada qualidade.

Que o curso de Odontologia da Unicamp é um dos melhores do país, sendo a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) referência nacional no ensino, pesquisa e extensão. A FOP se destaca por uma pós-graduação forte, uma das mais bem avaliadas do Brasil, com altos indicadores de produção científica, de qualidade de ensino e de prestação de serviço odontológico.

A FOP conquistou destaques no ranking internacional, citando alguns: 1) Classificada pelo QS (Quacquarelli Symonds) na 27ª colocação, entre as melhores Faculdades de Odontologia do planeta. Pela quarta vez consecutiva, curso de Odontologia da FOP é o mais bem avaliado dentre todos os da Unicamp; 2) Classificada pelo Center for World University Rankings (CWUR Rankings by Subject) como a 5ª melhor Faculdade de Odontologia do mundo. A classificação geral apresenta as principais 227 universidades em todas as disciplinas acadêmicas, abrangendo disciplinas de todas as áreas científicas. O CWUR publica o único ranking universitário global que mede a qualidade da educação e da formação dos estudantes, bem como o prestígio dos membros do corpo docente e a qualidade da sua investigação. 3) entre outros.

Por isso e muito mais, ingressar na Unicamp é um sonho para muitos estudantes.

CONVIDO A TODOS PARA PARTICIPAREM DA UPA 2019 !!!!