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Quarta, 07 Novembro 2018 13:48

Pibic-EM participa de Encontro na FOP

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A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promoveu, no dia 5 de novembro, o “Encontro dos Coordenadores e Professores das Escolas Participantes do Programa de Iniciação Cientifica no Ensino Médio”. A programação do evento foi composta por palestra, na qual o coordenador do projeto na FOP, professor Miguel Morano Junior, falou da importância do programa, e por exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

O diretor da Unidade, professor Francisco Haiter Neto, abriu o Encontro, que contou com a presença da coordenadora da Diretoria de Ensino, professora Luciana Vitória, do Dirigente de Ensino de Piracicaba e Região, professor Fábio Augusto Negreiros, além de professores e coordenadores de escolas.

Na FOP, o programa conta com 62 alunos, sendo 18 bolsistas e 44 voluntários, envolvidos em 17 projetos.

O projeto teve início com o Programa Pibic-EM, que foi implantado em 2008 para receber alunos de ensino médio de escolas públicas nos laboratórios da Universidade, com o objetivo principal de identificar e estimular jovens talentos a atuar em diferentes campos do saber. O programa visa, também, estreitar o contato entre academia e professores da rede pública para o aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e melhoria das práticas do ensino de ciências. 

O dirigente Regional de Ensino, professor Fabio Negreiros, falou da relevância do projeto. “A educação pública, assim como a universidade, tem melhorado muito seu desempenho, graças a trabalhos como esse realizado pelo professor Morano. Quando damos oportunidade para alunos que tem talento, potencial para aprimorarem seu trabalho e aprenderem a estudar, nós vamos transformar, não só esses alunos, mas as próprias escolas onde eles estudam”, disse o dirigente e, acrescentou, que os alunos tem potencial para se transformar em pesquisadores.

Para a ex-aluna do Pibc-EM, Ana Julia Prezotto, atualmente cursando Psicologia Aplicada na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que auxilia na orientação dos alunos, disse que o projeto expandiu seus horizontes. “Vim de escola pública. Quando ingressei no programa descobri que tinha potencial para ir além. Parte das disciplinas do curso de psicologia aprendi na FOP”, revelou.

Renato Rodrigues Ferreira, coordenador da Escola Dr. Alfredo Cardoso, disse que o projeto aproxima os alunos do ensino médio da parte cientifica. Isso faz com que os conceitos se tornem importante. “Essa experiência da responsabilidade é repassado para o restante do grupo. Aprenderam a perceber o quão importante é sua formação acadêmica” avalia.

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