Quinta, 28 Março 2019 10:24

Intercâmbio internacional

Escrito por
Leonardo juntamente com os professores da área de Cariologia, Prof. Jaime Cury, Profa. Cinthia Tabchoury e Prof. Pedro Ricomini Leonardo juntamente com os professores da área de Cariologia, Prof. Jaime Cury, Profa. Cinthia Tabchoury e Prof. Pedro Ricomini

Aluno de graduação da FOP realiza intercâmbio na Noruega

O aluno de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), Leonardo Pagotto, realizou intercâmbio estudantil na Universidade de Oslo, Noruega, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019, período de férias acadêmicas no Brasil. O intercâmbio ocorreu por intermédio de um projeto de colaboração internacional que a Área de Cariologia da FOP desenvolve com a Universidade de Oslo (UiO). O projeto denominado RESISPART sob liderança da Profa. Fernanda Petersen da UiO tem como objetivo fomentar educação e pesquisa de excelência em biofilme e resistência a antibióticos. Participam também do projeto as instituições dos Estados Unidos, a Universidade de Illinois em Chicago (UIC) e o Instituto Forsyth, e mais recentemente o Instituto J. Craig Venter (JCVI).

leonardofinal 01Leonardo é aluno de Iniciação Cientifica na Área de Cariologia sob supervisão do Prof. Jaime Cury e foi convidado para participar do intercâmbio estudantil tendo como desafio desenvolver um projeto paralelo relacionado à temática de resistência bacteriana a antibióticos. O Prof. Pedro Ricomini foi responsável em organizar o intercâmbio e delinear o projeto juntamente com a equipe norueguesa, além de supervisionar as atividades do aluno. Leonardo avaliou como digluconato de clorexidina interfere nos mecanismos de resistência bacteriana de Streptococcus mutans, avaliando ativação de competência (ativação de genes que possibilitam internalizar DNA extracelular) e transformação bacteriana (DNA internalizado é incorporado ao genoma e expresso).

apresentação 01Antes de viajar, Leonardo apresentou o projeto na disciplina semanal de Tópicos Avançados em Cariologia, na qual participam alunos de graduação, pós-graduação e professores da área. Ao retornar ao Brasil, apresentou novamente, mas agora trouxe os resultados interessantes que obteve durante as atividades no laboratório, mostrando que o digluconato de clorexidina pode reduzir a expressão de genes relacionados à resistência bacteriana e, consequentemente, a transformação bacteriana. Em sua apresentação, o aluno também mostrou imagens da visita que fez às instalações da Faculdade de Odontologia e também a experiência de viver por 2 meses no país escandinavo em pleno período de inverno. Ao ser questionado sobre o intercâmbio, Leonardo compartilhou um relato (transcrito abaixo) descrevendo sua experiência e incentivando os alunos a participar de intercâmbios quando houver a oportunidade.

equipefinal 01Além do intercâmbio, outras atividades relacionadas ao projeto RESISPART serão realizadas no ano de 2019, incluindo o encontro anual que será realizado na FOP, o qual está sendo organizado pela Área de Cariologia. No período de 2 a 9 de dezembro, pesquisadores e alunos do Brasil, Noruega e Estados Unidos participarão do encontro, período no qual será também realizado um simpósio na temática de biofilmes e resistência bacteriana.

Relato da experiência de intercâmbio

Conhecer novas culturas é algo incrível. Descobrir como é a visão de mundo de outras populações, como se relacionam com o mundo, quais são suas opiniões, gostos e tradições é uma experiência que muda a nossa vida.

Passei 2 meses trabalhando no Instituto de Biologia Oral na universidade de Oslo, na Noruega. Lá, o objetivo da minha pesquisa era estudar como o digluconato de clorexidina, antimicrobiano amplamente utilizado na odontologia, interferiria na expressão de genes relacionados à resistência antibiótica, e se tal mudança influenciaria na capacidade da bactéria capturar DNA do meio externo e sofrer transformação. Os resultados obtidos foram de que a clorexidina reduz tanto a expressão dos genes quanto a transformação bacteriana, o que é algo muito bom.

Durante esse tempo, morei na vila estudantil de Sogn, cerca de 20 minutos a pé do instituto. Quando cheguei, levei um choque enorme, pois estava muito frio, era o auge do inverno nórdico, e os dias eram extremamente curtos: amanhecia as 10 da manhã e anoitecia as 4 da tarde. Levei algumas semanas para me adaptar à nova rotina, mas deu tudo certo!

Durante os fins de semana, eu visitava cartões postais de Oslo, como a Akker Brygge, o Ekebergparken, a estação de esqui de Frognerseteren, entre outros lugares incríveis. Em um dia, até arrisquei esquiar por algumas horas, nunca imaginei que fosse tão difícil.

O projeto do qual participei se chama RESISPART, uma colaboração entre a universidade de Oslo, a FOP-UNICAMP, o Instituto Forsyth, a Universidade de Illinois em Chicago e o Instituto J. Craig Venter (JCVI) com o objetivo de pesquisar na área de resistência antimicrobiana, que é um assunto muito sério e muito discutido hoje em dia.

A Noruega é um país incrível, tem uma cultura muito rica, e uma qualidade de vida excepcional, não é à toa que é o país número 1 em IDH (índice de desenvolvimento humano), mas também é um país extremamente caro, principalmente em relação à comida. Contudo, eles têm um retorno enorme dos impostos em saúde, educação e segurança.

Sem dúvida eu recomendo a experiência, jamais esquecerei dela, e incentivo todos aqueles que tiverem a oportunidade, de abraçá-la sem medo!  (Leonardo Pagotto)

Links de páginas da FOPNET com notícias relacionadas ao projeto RESISPART:

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/atendimento/1989.html

https://www.fop.unicamp.br/index.php/pt-br/atendimento/2108

Links externos de páginas da UiO relacionadas ao projeto RESISPART:

https://www.odont.uio.no/english/about/news/2019/never-seen-this-much-snow.html

https://www.odont.uio.no/iob/english/research/groups/antibiotic-resistance/research-and-education-in-biofilm-and-antibiotic-r/index.html

https://www.odont.uio.no/english/about/news/2018/kicked-off-international-collaboration