Quarta, 23 Outubro 2019 14:22

PPG-Radiologia Odontológica recebe a visita de quatro países

Escrito por

O programa de pós-graduação em radiologia odontológica (PPG-RO) da FOP-Unicamp recebeu nos últimos dois meses a visita de professores e alunos oriundos de quatro países: Bélgica, França, Uruguai e Peru.

foto 1 01 01A primeira visita foi do Dr. Ruben Pauwels, que é um pesquisador belga com expressivo reconhecimento científico, vinculado à Universidade Católica de Leuven. Em abril de 2017, o Dr. Pauwels visitou o PPG-RO pela primeira vez por meio de auxílio financeiro PROAP/CAPES. Desde então, temos contado com a sua expertise para consultas e discussão de metodologia científica, assim como co-autoria em trabalhos realizados por alunos ou egressos do PPG-RO. A presente visita, que permitiu a apresentação de uma palestra sobre Inteligência Artificial em Odontologia, contou com auxílio financeiro europeu e faz parte de um projeto que o PPG-RO desenvolve em parceira com o Dr. Pauwels.

foto 2 01 01Na semana subsequente, recebemos o Prof. Dr. Benjamin Salmon, da Universidade Paris Descartes Sorbonne, França. O primeiro contato do PPG-RO com o Prof. Salmon ocorreu em 2012, durante uma reunião do IADR em Foz do Iguaçu. Desde então, essa parceria já rendeu bons frutos como a contratação de uma egressa do PPG-RO como pesquisadora em um grande projeto europeu em 2016 e o aceite de uma aluna para doutorado sanduíche em 2018, além de produção científica em colaboração. Nessa visita à FOP, o Prof. Salmon, teve a oportunidade de participar juntamente com os Profs. Drs. Deborah Queiroz de Freitas e Valentim Adelino Ricardo Barão da banca de qualificação da doutoranda Amanda Pelegrin Candemil, orientada do Prof. Dr. Matheus Lima de Oliveira.

foto 3 01 01Em seguida, tivemos a visita da Profa. Maria Victória Alvarez da UdelaR-Universidad de la República, Uruguai, pelo período de uma semana, por meio de um programa de mobilidade internacional entre a Unicamp e o grupo AUGM-Asociación de Universidades Grupo Montevideo. Nessa visita, a Profa. Alvarez ministrou uma aula sobre a radiologia odontológica no Uruguai e participou ativamente das atividades do PPG-RO junto à graduação, pós-graduação e extensão.

foto 4 01 01E por fim, as cirurgiãs-dentistas Brenda Acevedo, Cecilia Ochoa, Analiz Ventosilla e Noelia Quispe, alunas de 2°ano de residência em Radiologia Bucal e Maxilofacial da UPCH-Universidad Peruana Cayetano Heredia, Peru, realizaram estágio de um mês no PPG-RO. As quatro visitantes foram matriculadas na disciplina “Tópicos Especiais para Estudantes de Intercâmbio”, na qual tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas no PPG-RO, bem como ministrar uma palestra sobre aspectos imaginológicos de relevantes lesões dos maxilares e sobre a rica cultura peruana.

O PPG-RO reconhece o processo de internacionalização como um importante pilar para o desenvolvimento científico nacional e se empenha na realização de ações que o estimulem.