Quarta, 11 Março 2020 07:54

Pesquisadora da University of Cardiff ministra palestra na FOP

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove palestra com a professora Polina Prokopovich, da University of Cardiff, no dia 26 de março, às 10h, na sala da congregação. A docente abordará o tema:  "Polymer therapeutics and nano -complexes with antimicrobial and anti-inflammatory activity". Inscrições deverão ser feitas no endereço: https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/index.php

A pesquisadora veio ao Brasil a convite da professora Karina Cogo Muller, da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica do PPG-O, com a qual já possui colaboração (FAPESP/Sprint).

As doenças osteo musculares são a segunda maior causa de morbidade, afetando 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Os distúrbios das dores ósseas, nas costas e nas articulações custam 200 bilhões de dólares à economia da União Europeia a cada ano e são a principal causa de ausência ao trabalho no Reino Unido, com uma estimativa de 31 milhões de dias de trabalho perdidos por ano.

A pesquisa da Professora Polina Prokopovich está focada em vários aspectos da doença musculoesquelética, entendendo que há uma necessidade urgente de reduzir a incidência de incapacidade a longo prazo resultante de doenças osteo musculares. Especificamente no seu grupo de pesquisa, são desenvolvidos sistemas de liberação como Layer-by-layer nanoparticles para o tratamento de doenças articulares, como a osteoartrite (OA) por exemplo,  e outras doenças infecto-inflamatórias. “No último estágio do tratamento da OA, na substituição articular, desenvolvemos cimentos ósseos ortopédicos anti-inflamatórios e antimicrobianos direcionados e revestimentos funcionais em dispositivos protéticos”, disse a pesquisadora.