Segunda, 05 Outubro 2020 15:42

Liga de Odontologia Legal e Deontologia

Escrito por

A Liga de Odontologia Legal e Deontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP - (LOLDFOP) foi criada com o intuito de trazer inovações e disseminar novas evidências científicas sobre essa importante área da odontologia. Busca ainda ampliar conhecimentos adquiridos em aulas ministradas na graduação, por meio da participação de profissionais nacionais e internacionais atuantes na área de odontologia legal em palestras promovidas pela Liga. Busca-se ainda despertar entre os discentes da graduação da FOP – UNICAMP o interesse pela área.

A LOLDFOP tem como visão principal, ser uma referência nacional e internacional quando se trata de ligas acadêmicas de Odontologia Legal e Deontologia, com uma posição de destaque no meio universitário e, contribuindo para a melhor formação dos profissionais da odontologia. Tem como missão: ampliar o conhecimento da área de Odontologia Legal e Deontologia, indo além de informações adquiridas em aulas ministradas na graduação da FOP – UNICAMP. Trazendo temas relevantes para os futuros cirurgiões – dentistas, onde estes possam se inteirar de maneira mais aprofundada no conteúdo; proporcionar aos discentes meios de informar seus interesses e dúvidas e, assim, levar em consideração suas opiniões para um melhor aproveitamento do conteúdo disponibilizado; viabilizar a disseminação de novas tecnologias e inovações nas áreas de Odontologia Legal e Deontologia, para orientar os discentes em relação de como se apresenta o mercado de trabalho na atualidade; amplificar a compreensão da área da Odontologia Legal e Deontologia e seu mercado de trabalho, por meio da maior interação com os profissionais do ramo.

A coordenação da LOLDFOP é do Professor Doutor Luiz Francesquini Júnior e, tendo como comissão organizadora os seguintes alunos de graduação: Thaís Helena dos Santos Salgado (Presidente); Vitor Boralli (Vice-presidente) Verena Rodolpho (1ª Secretária); Marcos Passoni (2º Secretário), Daiane Ricardo (Tesoureira) Fernanda Cristina de Almeida (Colaboradora), Larissa Fuchs (Colaboradora), Raphael Jose (Colaborador) e os alunos de pós graduação, como apoio na organização: Ana Flávia de Carvalho Cardozo, Carolina Denilo Marcelo, Pedro de Sousa Andrade, Soraya Monteiro Guedes Fernandez e Stéfany de Lima Gomes.

A LOLD-FOP já realizou diversas palestras, sendo elas desenvolvidas por meio da plataforma Google Meet. Estas se iniciaram no dia 16 de junho de 2020 com o convidado Prof. Dr. Rhonan Ferreira da Silva. Também tivemos a oportunidade, ao longo desses meses de conhecimento compartilhado, de receber os professores: Prof. Dr. Rogério Dubosselard Zimmermann; Prof. Guilherme Balbino; Prof.ª Dr.ª Eliete Dominguez Lopez Camanho; Prof. Dr. Alexandre Raphael Deitos; Prof. Dr. Marcos Coltri; Prof. Dr. Juan Carlos Zárate Rodriguez (nosso primeiro convidado internacional); Prof.ª Dr.ª Alicia Picapedra.

Os eventos acontecem nas segundas-feiras, às 19h. A divulgação dessas palestras ocorre através da página no Instagram (@loldfop), assim como os meios para a realização das inscrições das mesmas, que contam com a emissão de certificado para os participantes. Algumas das palestras são disponibilizadas apenas para discentes da FOP-UNICAMP e, outras, são abertas ao público que desejarem participar.

Além disso, na página do Instagram, são disponibilizados resumos de temas pertinentes à área e, questões, que possam ajudar àqueles que desejam seguir na área através de provas de concurso.

Todo esse trabalho é feito seguindo os valores com os quais os integrantes da comissão organizadora da LOLDFOP consideram importantes, sendo esses: ética profissional no ambiente de trabalho, nas relações pessoais e no desenvolvimento de pesquisas; atendimento das premissas legais; apoio e respeito mútuo à liberdade de expressão; liberdade de pesquisa científica e inovação tecnológica; comprometimento, dedicação e ânsia por novos conhecimentos, e; responsabilidade social e desenvolvimento sustentável a favor da cidadania, meio ambiente e saúde.