Sexta, 10 Dezembro 2021 09:00

FOP em pleno funcionamento

Escrito por

O retorno presencial das atividades na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp acontece, desde maio de 2021, de forma gradual e segura. A retomada atendeu as orientações sobre medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas nos serviços de saúde na assistência de pacientes e cuidados para com alunos e profissionais. Atualmente, a Instituição desenvolve suas atividades próximo da sua totalidade. Salienta-se que a FOP manteve atividades didáticas de forma remota (aulas online) e as pesquisas consideradas essenciais, desde o início da pandemia. 

 Para um retorno presencial seguro, foi obrigatório a realização de cursos através de videoaulas de treinamento para alunos e servidores. Por meio de vídeos, foram informados os protocolos de segurança adotados pela Universidade. A FOP também ofereceu treinamento para professores, funcionários e alunos que estão envolvidos com as atividades clínicas,  na qual se reforçou-se normas de segurança como: lavagem das mãos, mudanças de hábitos, comportamentos e, principalmente, paramentação e desparamentação de EPIs, bem como preparo do ambiente de trabalho com uso de barreiras de proteção. Tudo isso visa o controle da prevenção contra o COVID-19.

 Reestruturação da Clínica - atendendo as orientações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), que determinou a readequação dos processos de trabalho com o objetivo de diminuir a disseminação do Covid-19, a Clínica Odontológica de Graduação foi totalmente reestruturada e ampliou a área individual para cada consultório. Assim, foi necessário reduzir o número de consultórios odontológicos (box) para os atendimentos à comunidade. A Clínica conta com uma área de quase 700m2. Com a reforma, o espaço apresenta 35 consultórios odontológicos totalmente equipados, com cadeira odontológica, computador de acesso para alunos e docentes, pias e armários planejados, filtros Hepa que permite a renovação de ar, além de todos os consultórios serem vedados com vidros e esquadrias e porta de acesso em cada um deles. Dessa forma, o dimensionamento da área foi executado visando aproveitar o máximo possível do espaço da clínica, segundo a professora Adriana de Jesus Soares, Coordenadora do SICOD (Sistema Integrado de clínicas odontológicas - FOP-UNICAMP) 

 “Para otimizar o trabalho, a unidade adquiriu também o equipamento CAD/CAM e um scanner intraoral de referência no mercado, que garante máxima precisão e excelência na execução de peças protéticas realizadas. Neste mês, alguns servidores docentes e não docentes estão realizando treinamento para o uso dos equipamentos e propiciar para a população o atendimento odontológico digital, com mais rapidez e precisão”, diz o diretor associado, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar.  

 De acordo com Aguiar, os gastos com a reforma ultrapassaram a ordem dos 800 mil reais, sendo que os recursos foram oriundos da Reitoria da Unicamp, e todo o processo de compra e contratação de serviços necessário para a adequação da clínica foi realizado pela  Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP. Coube à diretoria e à coordenadoria do campus o acompanhamento das obras. A adequação teve início no final de outubro de 2020 e as obras deverão ser encerradas neste mês.

 Graduação - a pandemia de COVID-19 fez com que o atendimento da FOP ocorresse de forma remota por 14 meses e isso criou alguns gargalos. “Para que esses problemas sejam eliminados o mais rápido possível, foi dado início às tratativas para desenvolvimento de atividades noturnas de atendimento aos pacientes (previsão para início, março de 2022), como já acontece nas aulas práticas laboratoriais, explica o coordenador associado de graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins. 

 Todas as atividades dos alunos de graduação estão sendo escalonadas, visando manter o distanciamento social. Paralelamente a isso, as atividades de clínica também retornaram, primeiramente, para os alunos que estavam fora de fase e, recentemente, voltaram a ser oferecidas todas as atividades para o quinto ano. “Para 2022, com a inauguração da nova clínica, todas as disciplinas clínicas que foram represadas durante o período de reforma do espaço serão oferecidas no período noturno. Esse período possibilitará o atendimento clínico. Será um novo momento da FOP, visto que nunca houve aula noturna na Unidade. Será de modo provisório, apenas o tempo necessário para repor as atividades que eram represadas em função da pandemia”, conta o coordenador de graduação, professor Wander José da Silva.

 Ele acrescenta, ainda, que os alunos do quinto, quarto e terceiro ano deverão se revezar neste período. Para que a FOP desenvolva atividades nesse novo período, é necessário que sejam cumpridos alguns requisitos mínimos, como, esterilização adequada dos materiais, funcionários para prover à clínica nesse período, alimentação adequada, segurança no Campus, entre outros itens. Essas situações são preponderantes para que se consiga desenvolver atividades noturnas. Todo esse processo está em andamento e análise. Tanto a Diretoria da FOP como a Reitoria estão empenhadas para resolver essas questões.