Sexta, 10 Dezembro 2021 09:00

Prof. Luís Roberto Martins é o novo coordenador de graduação

Escrito por

Professor Luis Roberto Marcondes Martins, da área de Dentística, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi eleito novo coordenador do curso de Graduação e a professora Caroline Steiner Oliveira Alarcon, da área de Odontopediatria, como Coordenadora Associada. A eleição foi realizada no mês de novembro. A posse dara-se-a no mês de maio de 2022. O mandato tem período de dois anos.

Martins atua como docente na FOP desde 1985, já exerceu vários cargos de comando na área administrativa na FOP, entre eles, coordenador da Clínica Odontológica de Graduação.

De acordo com o docente, esses quatro anos junto à coordenadoria associada de graduação, lhe permitiu entender em detalhes como funciona a área. “Foi uma experiência muito grande. Não quis deixar de forma alguma esse aprendizado sem dar minha contribuição para a Faculdade”, disse, e acrescentou, que a FOP está dentro de um processo de atividades noturnas, visando diminuir o gargalo existente nas diferentes turmas. “Já estamos com atividades noturnas na área de Pré-clínica . Assim que a nova Clínica de Graduação for inaugurada, deverá seguir o mesmo horário. Toda essa mudança requer um processo de adaptação por parte de toda comunidade. Houve a diminuição de quase metade dos equipos e consultórios. Devido à mudança, os alunos passarão a trabalhar em dupla”. Outro aspecto ressaltado é a internacionalização da graduação. Novas parcerias serão efetivadas inclusive com duplo diploma.

 Ele destacou alguns projetos que pretende se empenhar nesse novo desafio. Dentre eles, está a construção do novo prédio Clínico Multidisciplinar. “Vamos trabalhar para que consigamos um novo prédio para a graduação, para que isso possa se converter numa realidade, desse processo que já se arrasta há um bom tempo”. Outra frente de trabalho, será a nova estrutura com relação à extensão na graduação, fazendo um processo novo de inclusão das atividades de extensão no curso. Pretende trabalhar, também, no processo de atualização do currículo. “Ouviremos à comunidade visando melhorar essas situações”.

 A nossa universidade tem uma tradição de pesquisa. Porém, indiscutivelmente, a graduação é seu carro-chefe. A razão de ser da Faculdade. O que justifica todo investimento social dentro de um contexto maior. “A dedicação a esse pilar do nosso tripé que move a universidade estará sempre em destaque”, explica.

 Martins faz questão de deixar claro a importância dos docentes nas atividades de graduação, cujo comprometimento deve ser valorizado e prestigiado. “Já foi uma proposta minha ouvir esses professores e valorizar a atuação docente, dentro de suas atividades. Esperem de mim bastante dedicação. Sou uma pessoa aberta às críticas em benefício da nossa graduação para que continue ocupando e galgando os melhores lugares dentro dos cursos de graduação em termos de faculdade de odontologia. Agradeço os votos por parte dos docentes e pela confiança”. Feliz Natal a todos e que Deus nos abençoe.