Sexta, 01 Dezembro 2017 07:55

Área de Cariologia em Parceria Internacional: Noruega, Brasil e Estados Unidos

Profa. Fernanda Petersen, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Oslo, e Prof. Antônio Pedro Ricomini, da área de Cariologia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FOP-UNICAMP Profa. Fernanda Petersen, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Oslo, e Prof. Antônio Pedro Ricomini, da área de Cariologia do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FOP-UNICAMP

A área de Cariologia da FOP-UNICAMP, juntamente com centros de pesquisa da Noruega e dos Estados Unidos, foi contemplada com o auxílio de parceria internacional INTPART (International partnerships for excellent education, research and innovation), um auxílio que visa fortalecer parcerias internacionais com instituições norueguesas buscando sempre excelência em educação, pesquisa e inovação.

INTPART Universidades envolvidas 30 11 2017A parceria internacional desenvolverá durante um período de 3 anos o projeto: “Enhancing world-class research and education in biofilm and antibiotic resistance by strengthening cooperation between Norway-Brazil-USA (Aperfeiçoando pesquisa e educação de excelência em biofilme e resistência a antibióticos através do fortalecimento da cooperação entre Noruega-Brasil-EUA)”. O projeto se mostra extremamente relevante tendo em vista as discussões sobre como a organização bacteriana em biofilme poderia contribuir para a resistência a antibióticos.

O auxílio INTPART tem participação ativa dos três países Noruega, Brasil e Estados Unidos. A Profa. Fernanda Petersen da Universidade de Oslo (UiO), Noruega, é a coordenadora principal do projeto. Os professores Jaime Cury e Antônio Pedro Ricomini da área de Cariologia da FOP-UNICAMP são os responsáveis pelo eixo Brasil no auxílio. A participação da área se deve especialmente ao sólido conhecimento sobre biofilmes bucais edificado pelo Prof. Jaime Cury. O Prof. Antônio Pedro, além de trabalhar no tema de biofilmes bucais, foi supervisionado pela Profa. Petersen durante a realização de seu doutorado sanduíche na UiO, propiciando a parceria e elaboração da proposta. Em acréscimo, a participação dos Estados Unidos no auxílio se faz pelo Prof. George Chen do Forsyth Institute em Cambridge, e pelos Professores Don Morrison e Michael Federle da Universidade de Illinois em Chicago.

O auxílio INTPART é inteiramente subsidiado por órgãos de fomento noruegueses, o Norwegian Research Council e o SIU (Norwegian Centre for International Cooperation in Education), e o valor total concedido foi de 4,5 milhões de Coroas Norueguesas, o equivalente a um valor próximo de 1,7 milhão de reais. A parceria possibilitará a mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes, além da realização de simpósios, inclusive no Brasil. Adicionalmente, é previsto a criação de um curso on line aberto MOOC (massive open online course) sobre o tema de biofilme e resistência a antibióticos.