Quinta, 24 Maio 2018 12:05

Reencontro e emoção dão o tom no “Simpósio  Internacional de Periodontia - Professor Wilson Sallum”

Prof. Guilherme Henriques, Prof. Sallum e Prof., de especialização, Vinicius de Moraes Prof. Guilherme Henriques, Prof. Sallum e Prof., de especialização, Vinicius de Moraes

Os cinquenta anos dedicados a vida acadêmica, à Periodontia, exclusivamente na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, levaram ao evento comemorativo com caráter científico, o “Simpósio Internacional de Periodontia - Professor Wilson Sallum”. Com mais de 300 congressistas, número máximo de inscrições disponibilizadas, o evento superou todas as expectativas. O Simpósio aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio de 2018 no Espaço Beira Rio, em Piracicaba (SP) e contou com participantes oriundos de praticamente 14 estados brasileiros.

A programação incluiu dois cursos internacionais de Periodontia. Ao longo dos três dias, foram realizadas cinco mesas-redondas que trataram de temas de alta relevância, como os aspectos relacionados à etiologia/etiopatogenia, estética e função na Implantodontia, manipulação de tecidos moles na Periodontia, regeneração/reconstrução periodontal e peri-implantar, e os avanços nas pesquisas em Periodontia e Implantodontia.

Sallum falou da satisfação em ter sido homenageado. “Fiquei emocionado em rever tantas pessoas que fazem parte da nossa vida neste simpósio. Quando perguntam como avalio estes 50 anos de vida acadêmica, digo que faria tudo de novo, da mesma forma. Fico feliz porque ajudei a construir uma equipe de Periodontia que é respeitada no Brasil e a formar pessoas que realizam um trabalho importante na nossa área”, conta.

Para o diretor da FOP, Guilherme Elias Pessanha Henriques, o simpósio se mostrou um evento grandioso, muitíssimo bem organizado. “São 50 anos de dedicação do professor Sallum à Periodontia, uma figura importantíssima para a cidade de Piracicaba, para a FOP, para a Unicamp, para a Periodontia do Brasil e do mundo. O evento mostra claramente a influência do professor Sallum e os seguidores que ele tem. É uma justa homenagem”, destaca.

Haroldo Vieira, planejador e organizador desse evento, faz questão de deixar claro que o Simpósio foi pensado principalmente como forma de homenagear alguém que dedicou uma grande parte de sua vida à Periodontia. “Não é todo dia que encontramos pessoas como ele, que dedicou 50 anos de sua vida ao ensino. Nós organizamos esse evento para registrar de forma definitiva essa importância, esse legado, que estamos deixando, que são 50 anos de vida acadêmica, exclusivamente na FOP”, destacou, e acrescenta, que “como evento científico, a proposta foi trazer novos tempos, provocar ou fornecer uma atualização em várias áreas da Periodontia e Implantodontia. Independente da comemoração, foi uma oportunidade para revermos alguns conceitos da Periodontia e Implantodontia”, disse.

“O evento foi um grande sucesso, com a adesão de cerca de 300 participantes das mais diversas regiões do pais. Na grade científica pudemos contar com professores que representam o que há de mais avançado na periodontia e implantodontia. Além do lado científico, o evento foi marcado por homenagens ao professor Wilson Sallum e sua trajetória de 50 anos de vida acadêmica. Ou seja, um balanço perfeito entre ciência e emoção! Temos que agradecer a todos que tornaram isto possível, como o senhor Haroldo Vieira da VM Comunicações, os patrocinadores, apoiadores, expositores, congressistas e professores. Um agradecimento especial aos nossos ex-alunos que estiveram em peso no evento. Momentos inesquecíveis!”, revela Enilson Antonio Sallum, da área de Periodontia da FOP.