Terça, 17 Julho 2018 10:04

FOP - UNICAMP participa da Semana das Profissões da ETEC.

Entre os dias 18 e 22 de junho de 2018 foi realizado em Piracicaba a Semana das Profissões da ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso cujo objetivo é fazer ações na semana direcionada a orientações específicas no mercado de trabalho aos estudantes.

Uma dessas ações é denominada de “Encontro com Faculdades e Universidades”, onde as instituições de ensino superior, apresenta orientações sobre as profissões cujos cursos são oferecidos em sua instituição; assim como transmitir aos estudantes dados da instituição, vestibular e cursos. Participaram várias instituições da região.  Esta ação aconteceu no dia 19/06/2018 das 08:00h às 12:00 horas no Salão Fechado da Estação da Paulista. Após todas as apresentações/palestras, os estudantes puderam questionar as instituições referente dúvidas ou esclarecimentos que necessitaram.

Outra ação na semana, onde as Faculdades e Universidades que participaram da ação “Encontro com Faculdades e Universidades” puderam montar um stand nesta feira, esclarecendo dúvidas aos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, etc. Esta ação aconteceu no dia 21/06/2018 das 19:00h às 22:00horas na Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso. A FOP foi representada pelos alunos/bolsistas no stand esclarecendo as dúvidas dos estudantes.

Profa. Dagmar representou nossa Instituição Unicamp - FOP em ambas as atividades (manhã e noite), e teve apoio da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp -  COMVEST (www.comvest.unicamp.br) com material distribuído aos estudantes.

Profa. Dagmar destacou “que esse evento anual proporciona aos alunos a conhecer o que é oferecido pelas diferentes Instituições de nossa região. E, mais do que simplesmente conhecer, encontra as informações para ingressar nesse universo e traçar o seu caminho para realizar este projeto”.

Profa. Dagmar abordou sobre o vestibular da Unicamp, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Relembrou as datas das inscrições para o Vestibular Unicamp 2019 de 1 a 31 de agosto, exclusivamente pela internet. No ano passado, a Unicamp já havia ampliado a aplicação das provas de seu vestibular, passando a ser em 2019 cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. No Estado de São Paulo, a Unicamp aplica as provas de seu vestibular em 29 cidades. Além do vestibular tradicional e do vestibular indígena, a Unicamp contará com outras formas de ingresso para os cursos de graduação, que incluem vagas pelo Enemcotas étnico-raciais e vagas para estudantes com excelente desempenho em olimpíadas científicas. Para o Vestibular 2019, 80% das 3.340 vagas serão preenchidas pelo vestibular tradicional e 20% através do Enem. As vagas estão distribuídas em 70 cursos da Unicamp, sendo 1.150 vagas oferecidas em período noturno.

No final Profa. Dagmar desejou a todos boa sorte e sucesso nesta etapa para termos o prazer de tê-lo conosco na Unicamp.