Imprimir esta página
Quinta, 16 Novembro 2017 16:04

Brazilian Journal of Oral Sciences (BJOS) – Novo layout

Escrito por

A Brazilian Journal of Oral Sciences da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, desde sua criação tem se destacado por estar na vanguarda dentre os periódicos brasileiros, pois adotou como idioma o inglês quando esse ainda não era uma exigência. Na sequência, a revista tornou-se disponibilizada apenas online, uma tendência cada vez maior dentre os periódicos mundiais. No entanto, desde sua criação a BJOS adotou como padrão para diagramação as duas colunas que ainda impera na grande maioria das revistas científicas.

A necessidade de mudar a BJOS para a plataforma Open Journal System (OJS) a partir de 2017 levou sua Comissão Editorial em propor mudanças como a criação de um logo para a revista, diagramação corrida e publicação contínua. A diagramação corrida à semelhança da diagramação utilizada por blogs, como exemplo, facilita a leitura por meio digital, além da tendência editorial. A publicação contínua facilita a manutenção da periodicidade da revista, importantíssima para a manutenção nas bases indexadoras.

Assim, a partir do volume 16, 2017, a BJOS utilizando a plataforma OJS apresenta publicação contínua, identificador de cada artigo e padronização de gráficos e tabelas.

DSC 0721 01A Comissão Editorial da BJOS agradece ao Prof. Wander e ao Departamento de TI da FOP-UNICAMP, na pessoa do Sr. Marco Romano, pela mudança para a plataforma OJS, pois foram eles quem customizaram a plataforma para uso da BJOS. Também agradecemos a Diretoria da FOP pela inserção da BJOS no orçamento e, portanto, a manutenção da BJOS até que se consiga recursos de órgãos de fomento que depende da indexação em outras bases como SCIELO, Redalyc, como exemplos. Nosso agradecimento especial a Patrícia Thomaz, assistente técnica da FOP que assumiu o checklist na submissão dos artigos e a Heloisa Cecotti, bibliotecária, o esteio na normalização e ações junto ao Portal e bases indexadoras.

Finalmente agradecemos todos os autores que escolheram a BJOS para disseminar os conhecimentos gerados e a Comissão Editorial e, em especial a dedicação do Prof. Valentim que durante todos esses meses exerceu as mais diferentes atividades na BJOS, permitindo que a mesma esteja com sua periocidade regularizada.

Convidamos a todos para visitar a página da BJOS no Portal da FOP/UNICAMP.