Terça, 25 Julho 2017 16:13

Mãos que ajudam e FOP promovem ação voluntária

Escrito por

Sabrina Franzol

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, representantes da Igreja de Jesus Cristo Santo dos Últimos Dias realizaram ontem, em parceria com docentes e discentes da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), da Unicamp (Universidade Estadual Paulista) uma ação de prevenção  na unidade da igreja no bairro Bela Vista. Participaram da iniciativa cerca de 60 voluntários, tanto da comunidade cristã quanto da instituição de ensino. As atividades começaram às 9h e se estenderam até às 15h, com estimativa de atender por arte dos organizadores cerca de 300 pessoas.

A ação desse sábado integrou o Mãos que Ajudam, programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário da igreja. De acordo com Eduardo dos Santos, conselheiro de presidência da igreja, voluntários promovem ação sociais em todo o Brasil. “Algumas cidades se organizam para doação de sangue, distribuição de kits de higiene, tudo relacionado à saúde. Nosso objetivo é sempre ajudar a população”, falou.

Alunos da graduação, pós-graduação e do Pibic-EM (Programa de Iniciação Científica do ensino Médio) da FOP passaram informações a crianças, jovens e adultos sobre os cuidados necessários com a boca, afim de incentivar o diagnóstico precoce de câncer.  Houve também escovôdromo para instrução da correta escovação dos dentes, palestra sobre trauma dental, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outras atividades.

Os voluntários da igreja recepcionaram a comunidade e distribuíram panfletos informativos. “Este tipo de evento é de suma importância, porque o aluno tem a possibilidade de transmitir o conhecimento a população de forma gratuita, tem acesso a orientações essenciais para saúde”, falou Guilherme Henriques, diretor da FOP. Os professores Dagmar Queluz e Márcio Lopes, junto com Helídia Pereira, diretora de assuntos públicos da igreja, também participaram da ação.

“Em casa faço questão de orientar minhas crianças sobre o quanto escovar os dentes é fundamental para um sorriso saudável, então, iniciativas como esta, com profissionais da área, reforça isso”, comentou a dona de casa Priscila Martins, 30, que estava acompanhada dos filhos Isabela e Danilo Martins, de 4 e 7 anos de idade, respectivamente.  

Matéria extraída do Jornal de Piracicaba em 06/08/2017.