Quarta, 01 Novembro 2017 16:43

Reconhecimento

Escrito por

Profa. Adriana Soares é agraciada com o “Prêmio Valores Familiares e Comunitários 2017”

A profa. Dra. Adriana de Jesus Soares, da área de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), recebeu o “Prêmio Valores Familiares e Comunitários 2017” outorgado pela Igreja Jesus dos Santos dos Últimos Dias, em cerimônia realizada no dia 28 de outubro de 2017. O reconhecimento se dá pelo trabalho desenvolvido no Serviço de Trauma Dentário- Área da Endodontia , realizado na Faculdade há mais de 10 anos.

Tal honraria destina-se a homenagear personalidades, empresários, comunicadores, religiosos e autoridades civis e militares do estado de São Paulo.  No país, 100 pessoas foram agraciadas com a honraria. Em Piracicaba, além da professora Adriana, também foram homenageados: “ASSOCIAÇÃO FOME 1” - Entidade civil sem fins lucrativos, popularmente conhecida por Restaurante Fome 1 por distribuir diariamente cerca de 140 refeições a pessoas carentes. Coordenada por Carlos Alberto de Andrade; VACCIP - Voluntários em Ação Contra o Câncer Infantil de Piracicaba. Entidade civil beneficente, sem fins lucrativos, que atua com uma equipe de voluntários organizando serviços de apoio emocional, moral, social e educativo às crianças em fase de tratamento contra o câncer. Coordenada pela presidente da entidade Sra. Maria Helena Fusato Bonini; Cabo PM Arnaldo Donizeti Seiker - 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba, por seus relevantes serviços prestados aos cidadãos piracicabanos nos últimos 25 anos, desde seu ingresso no serviço policial, por seu comportamento exemplar, pelo seu comprometimento e por seu bom caráter.

premio adriana1A pesquisadora sente-se agradecida pelo reconhecimento. “Para mim é muito gratificante o reconhecimento de um trabalho importante para a comunidade e também para a FOP.  A docente destaca o empenho do professor Francisco José de Souza filho (in memoriam)  na implantação e desenvolvimento do serviço. Ela ainda falou da importância da área de Endodontia, que incentivou a criação do serviço e apoiou seu funcionamento para o atendimento sem custo  dos  pacientes acometidos de traumas dentários.

Implantado pela docente e pela área, os primeiros passos começaram a ser dados quando ela ainda era estagiária/voluntária, em 2002. Ao longo desse período, foram atendidos cerca de 800 pacientes e mais de 2500 dentes tratados. A casuística maior é de crianças e adolescentes , na faixa etária de 9 a 14 anos. Trata-se de um serviço de extensão para tratamento de canal para crianças e adultos que sofrem algum tipo de trauma dentário, ocasionados por acidentes.

 O serviço funciona às segundas feiras, das 8h às 17h30. Destinado à comunidade, os pacientes são encaminhados por diversas áreas da faculdade, como a área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e o  plantão. São realizados procedimentos endodônticos e também tem a participação de outras área clinicas para o planejamento interdisciplinar. Atualmente, o serviço consta com a participação de alunos de pós-graduação, graduação por meio do estágio multidisciplinar e também da colaboração do professor Eduardo César Almada Santos, da área de ortodontia.