Quinta, 01 Fevereiro 2018 16:41

FOP participa da 16ª edição do Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF)

Escrito por

Pela terceira vez consecutiva, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) integra o Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF). Da primeira semana janeiro à primeira semana de fevereiro de 2018, com a participação de cinco alunos do ensino médio, à saber: Bianca Merches, da Escola Estadual Pedro de Mello, Kadu Leonardo Frachi e Leonardo Gozetto de Lima, ambos da Escola Técnica Estadual Deputado Ary de Camargo Pedroso, e Maria Gabriella da Cunha e Marília Gabriela da Silva Olegário, ambas da Escola Estadual Prof. Dr. João Chiarini. Estes são estudantes na cidade de Piracicaba e contam com a supervisão de docentes da FOP do departamento de Odontologia Social.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Francesquini Junior da área de Odontologia Legal e Deontologia, e apoio do Prof. Dr. João Sarmento Pereira Neto, e Profa. Dra. Célia Marisa Rizzatti Barbosa, foi desenvolvido o projeto: “Criação de modelos ósseos e fotográficos para a determinação da idade no Biobanco osteológico e tomográfico Prof. Dr. Eduardo Daruge da FOP/UNICAMP”.

Sob a coordenação do Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz, área de Orientação Profissional, com o projeto: “Oficinas de promoção de saúde bucal e experimentos para controle da cárie dentária para alunos do nível médio”.

Alunos e monitores integraram oficinas de diversos núcleos na Universidade, dentre eles: Engenharia de Alimentos, Arqueologia, Biologia, Química, Matemática, Midialogia, Educação Física, Robótica, Fisiologia e Anatomia.

O Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF) tem como objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas onde haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de Pesquisa e as diferentes formas de expressão artística.

Esse programa de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, já se encontra na sua 16ª edição, e vem apresentando resultados que se refletem diretamente no aumento do interesse dos alunos participantes em ingressar no ensino superior.

Público alvo

Estudantes do primeiro ou segundo ano do Ensino Médio de Escolas Públicas vinculadas às Diretorias de Ensino Leste e Oeste (Campinas, Valinhos, Vinhedo e Jaguariúna), e das Diretorias de Ensino de Limeira e de Piracicaba, interessados em Ciências e Arte.

Período de Vigência

Em todos os anos, durante as férias de verão (primeira semana de janeiro à primeira semana de fevereiro).