Imprimir esta página
Sexta, 16 Fevereiro 2018 14:50

CEP promove palestra na FOP com Dr. Jair José Mariano Filho

Escrito por

JUSTIÇA EM IMMANUEL KANT, JOHN RAWLS E A REALIDADE BRASILEIRA, é tema da palestra que será proferida pelo o Dr. JAIR JOSÉ MARIANO FILHO, no dia 21 de fevereiro, às 14h. no salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da UNICAMP. A atividade tem duração prevista de uma hora.

 Serão apresentados os conceitos de Justiça, traçando breve histórico da evolução desse conceito, especialmente a contraposição entre as definições propostas por Rawls/Kant e o Utilitarismo e suas consequências sobre o funcionamento do sistema judicial. Ainda que lide com temática eminentemente legal, a palestra será voltada para a plateia leiga e visa lançar luz sobre as formas e usos dos conceitos de justo/injusto na sociedade brasileira e de como esses conceitos afetam a capacidade de interação entre as pessoas.

Entre os temas que serão discutidos estão:

  1. Introdução a escola jusnaturalista e a escola positivista do direito.
  2. A teoria dialógica entre ambas as escolas (diálogo e argumentação)
  3. A teoria pura do direito de Kelsen, constitucionalismo e justiça.
  4. Comentários ao consequencialismo
  5. Comentários ao deontologismo
  6. Justiça em John Rawls
  7. Justiça em Kant
  8. O utilitarismo em si

O Dr. Jair José Mariano Filho é Advogado, graduado em Direito pela Universidade Paulista (2012), aperfeiçoamento em “Direito Constitucional Comparado” pela UFMS, Especialista em “Direito Constitucional”, mestrando pelo PPG em Direito da UNIMEP. Atualmente é advogado na sociedade BINI ADVOGADOS.

Link para o CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5623436719710563