Sexta, 27 Julho 2018 14:50

Projetos de Extensão e de Pesquisa em Prol da Comunidade

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participa de diversos Projetos de Extensão e de Pesquisa em Prol da Comunidade. Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz coordena o “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”. Neste projeto de extensão e de pesquisa, desenvolvemos diversas ações em prol da comunidade. O objetivo principal deste programa é estimular a mudança de cultura de crianças e adultos na valorização dos dentes e da saúde bucal, contribuindo assim para a conscientização de forma geral.

“Os acadêmicos do Curso de Odontologia podem vivenciar a realidade da comunidade, ao mesmo tempo em que possibilitamos uma análise e reflexão das condições de saúde bucal. Trabalhamos com o aprofundamento do conhecimento científico e a responsabilidade social, por meio de ações que comprometam o futuro profissional da Odontologia com a sociedade”, destaca a coordenadora.

Sabemos que é melhor prevenir do que remediar, um dos ditados mais verdadeiros que existem. Na Odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave. Muitos problemas de saúde sistêmica começam na cavidade oral. Estudos epidemiológicos indicam que bactérias do biofilme dental podem estar associadas a doenças sistêmicas, principalmente as multifatoriais, como diabetes, arteriosclerose, infarto e parto prematuro.

Muitas instituições solicitam parceria, colaboração, auxílio para ser abordada a saúde geral e bucal nos eventos. Somos uma faculdade pública, e desenvolvemos atividades com os alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino médio (PIBIC-EM), e voluntários, os quais sem presença deles, não teria como desenvolver os projetos e pesquisa.

O projeto visa promover saúde bucal junto à comunidade, com atividades que consistem em evidenciação de biofilme dental, escovação, palestras/orientações/vídeos/teatro sobre saúde bucal, assim como momentos de brincadeiras educativas, trazendo mudanças positivas e cada vez mais construtivas ao longo das atividades; assim como entregamos kits de escovação da empresa Colgate-Palmolive quando necessário.

Profa. Dagmar agradece a empresa Colgate-Palmolive por esta parceria, pretendendo ofertar e incentivar melhores hábitos de saúde bucal às comunidades mais carentes. Esta parceria iniciou em 1994 com as atividades do Escovódromo desenvolvidas durante a JOP – Jornada Odontológica de Piracicaba e do “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal” desde 2003.

Durante o 1º semestre de 2018 os alunos/bolsistas/voluntários da FOP sob a coordenação da Profa. Dagmar, desenvolveram atividades educativas preventivas em saúde bucal, citando algumas:

PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

A FOP participou das atividades do Programa Escola da Família. O evento aconteceu no dia 05/05/2018 (sábado) às 13 horas, na EE Prof. Attílio Vidal Lafrata - Piracicaba. Sob a coordenação da Profa. Dagmar, a Faculdade participou apresentando palestras sobre saúde bucal (filmes) junto à comunidade do bairro (crianças e adultos), realizando escovódromo com evidenciação de biofilme dental e escovação, exposição de banners e de mesas clínicas. Profa. Dagmar destacou que está escola desenvolve também atividades do PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio, e alunos do ensino médio participaram como monitores. Também Profa. Dagmar destacou a importância da UNICAMP colaborar com este programa, pois para os universitários, o desenvolvimento de projetos junto às comunidades participantes proporciona experiências que acrescentam valores importantes à sua formação acadêmica. Profa. Dagmar colabora com este programa Escola da Família na cidade de Piracicaba desde 2005, quando o programa completou 3 anos de atividades em um evento na Praça José Bonifácio.

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

HOSPITAL DA UNIMED - Piracicaba.

Durante o 1º semestre de 2018 os alunos/bolsistas/voluntários da FOP sob a coordenação da Profa. Dagmar, desenvolveram atividades educativas preventivas em saúde bucal em pessoa hospitalizada, junto com seus acompanhantes; nos setores maternidade e na pediatria. Profa. Dagmar explicou que desde o ano passado com a implementação do trabalho educativo preventivo de saúde bucal neste hospital, foi possível identificar a aceitação e a valorização da saúde bucal pelos pacientes, contribuindo para uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente”, completou. Informações sobre contaminação das escovas dentais e os possíveis métodos para diminuir ou controlar a proliferação de microrganismos nestes instrumentos, são sempre importantes relembrar em todas as faixas etárias; assim como estimular a amamentação natural, e evitar os hábitos deletérios.

Profa. Dagmar destaca colaboração para a melhoria da saúde bucal da população em outros locais que participaram deste Programa, citando algumas doações/colaboração: Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta; Casa do Amor Fraterno; crianças e professores de Kiirua Adventist Primary & Secundary Schools, através da Ana Carolina Gerage; crianças do projeto CECOI Centro Comunitário de Convivência Infantil na cidade de Jundiaí através da dentista Bruna Caroline Pincinato; entre outras.

Importante citar que são sementes/pessoas desenvolvidas/regadas durante a formação universitária, e que desabrocham, e evidenciam (tem consciência) que a prevenção e promoção de saúde é necessária para minimizar as dores/doenças que ocorrem infelizmente com a comunidade.