Quarta, 29 Agosto 2018 15:57

Palestra

Escrito por

FOP promove palestra sobre “Simulações Computacionais aplicadas à balística forense"

As áreas de Anatomia e Odontologia Legal do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental promovem a palestra “Simulações Computacionais aplicadas à balística forense", a qual será ministrada pelos professores Alexandre Rodrigues Freire e Marcio Barhun. O evento acontece no dia 31 de agosto, às 9h, no Salão Nobre Plínio Alves de Moraes. Inscrições pelo link: https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/

Os palestrantes irão abordar resultados recentes sobre o uso das simulações computacionais para o estudo dos ferimentos por arma de fogo no crânio humano. Através do método dos elementos finitos é possível realizar simulações dinâmicas de impacto de projeteis de arma de fogo nos osso do crânio humano, extraindo dados sobre a morfologia da ferida assim como a cinética do projetil. Tais dados são importantes para complementar as perícias criminais em que a identificação dos projeteis fica inviável pela ausência do mesmo no local do crime.  

Alexandre R. Freire é Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Mestre (2011) e Doutor (2015) em Biologia Buco-Dental, área de Anatomia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Pesquisador de Pós-Doutorado na área de Anatomia do Departamento de Morfologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP e Docente Permanente do programa de pós-graduação em Biologia Buco-Dental, área de Anatomia, nível mestrado e doutorado, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Atua nos seguintes temas: Anatomia e Biomecânica craniofacial, Mecanobiologia do tecido ósseo e Anatomia aplicada em Computação Gráfica e Biomecânica Computacional. 

 

Márcio Barhun é Policial civil há 28 anos, 11 anos em grupos de elite GARRA e GOE da polícia civil, professor de armamento e tiro da academia de polícia civil, cursos SWAT e SEALS em los angeles, curso BOPE e CORE do Rio de Janeiro.