Quinta, 30 Agosto 2018 14:54

Área de Endodontia

Escrito por
Professora Débora Coraça-Huber em ciclo de discussões científicas com a área da Endodontia. Na ocasião estavam presentes os alunos de Pós-Graduação e as docentes da área, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Marina Angélica Marciano e Adriana de Jesus Soares. Professora Débora Coraça-Huber em ciclo de discussões científicas com a área da Endodontia. Na ocasião estavam presentes os alunos de Pós-Graduação e as docentes da área, Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Marina Angélica Marciano e Adriana de Jesus Soares.

Endodontia da FOP recebe a visita da Profa Débora Coraça-Huber da Medical University of Innsbruck, Áustria

         DSC 4295   Os professores da área de Endodontia da FOP/UNICAMP, receberam a visita da Profa. Dra. Débora Coraça-Huber da Medical University of Innsbruck (MUI), Áustria, no mês de agosto. A professora Débora é coordenadora do laboratório de infecções relacionadas a implantes ósseos e biofilmes, no Departamento de Ortopedia Experimental. A MUI figura entre uma das mais renomadas instituições de ensino na Europa, com ampla tradição, sendo formadora de três pesquisadores ganhadores de prêmio Nobel. 

            Dentre as atividades desenvolvidas, a pesquisadora ministrou a palestra “Biofilm and Implants: an unholy alliance” no dia 28 de agosto para toda a comunidade da FOP. Na oportunidade, a professora Débora apresentou as linhas de pesquisa desenvolvidas na Universidade de Medicina de Innsbruck, os desafios relacionados à eliminação do biofilme associado a próteses ortopédicas e dentárias e estratégias que estão sendo pesquisadas no sentido de se obter o reparo tecidual.

           Professora Débora Coraça-Huber e as professoras da Endodontia da FOP/UNICAMP. Da esquerda para a direita: Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Marina Angélica Marciano e Débora Coraça-Huber. A Profa. Débora participou também de um ciclo de discussões científicas na área de Endodontia que incluiu a apresentação de projetos desenvolvidos na área pelos alunos de Pós-Graduação. Na oportunidade, a pesquisadora pôde compartilhar seus conhecimentos sobre novas metodologias de análise de biofilmes, visando aprimorar os estudos em andamento. Também foi possível discutir ideias de futuros projetos a serem desenvolvidos em parceria entre a Endodontia da FOP e o Departamento de Ortopedia Experimental da MUI.

            Além da área da Endodontia, outras áreas tiveram a oportunidade de se reunir com a Profa. Débora para discussão de projetos. Os professores Valentim Adelino Ricardo Barão, da área de Prótese Total, e Karina Gonzales Silverio Ruiz, da área de Periodontia, se reuniram com a pesquisadora para debater projetos em desenvolvimento e futuras colaborações.

            A oficialização do vínculo de colaboração entre a UNICAMP e a MUI foi também discutida na visita da Profa. Débora. Em reunião, a Coordenadora de Pós-Graduação da FOP/UNICAMP, a Profa. Karina Gonzales Silverio Ruiz, e a Profa. Débora, debateram sobre os procedimentos para a formalização do vínculo.

            De acordo com a Professora Marina Angélica Marciano, da Área de Endodontia, responsável pela vinda da pesquisadora, por meio de auxílio FAEPEX/UNICAMP, a visita da Profa. Débora foi uma excelente oportunidade para ampliar as perspectivas de colaborações entre a instituição austríaca e a FOP, bem como o compartilhamento e ampliação dos conhecimentos. A Profa. Marina reforça ainda que oportunidades como esta são importantes não apenas para a área que recebe o professor estrangeiro, mas também todas as demais áreas que têm a chance de estabelecer parceria.