Segunda, 24 Setembro 2018 13:53

Visita

Escrito por

ENDODONTIA DA FOP RECEBE A VISITA DA PROFA ALICIA BEATRIZ LABARTA DA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES

 A  Professora Alicia Beatriz Labarta, da área de Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Buenos Aires (UBA) visitou a FOP de 03 a 22 de setembro de 2018. Ela veio financiada pelo PROGRAMA UBAINT DOCENTES,  que é um Programa de Bolsas de Estudo para a Mobilidade Acadêmica Internacional de Professores da Universidade de Buenos Aires (UBA), promovido e gerenciado pela sua Secretaria de Relações Internacionais. Este programa visa promover e estimular a mobilidade internacional de acadêmicos da UBA com instituições estrangeiras, fomentando o intercâmbio e enriquecimento acadêmico e científico mútuo. A Professora Brenda Gomes, da área de Endodontia da FOP, foi a responsável pela vinda da Professora Alicia, ao aceitar o convite da UBA para esta parceria com a FOP-UNICAMP.  

A Profa Alicia foi recepcionada pela Diretoria da FOP-UNICAMP, firmando a intenção de cooperação entre as instituições.

foto1

Profa. Brenda Gomes (Endodontia), Ana Claudia Ceccato (ATU), Prof. Flávio Aguiar (Diretor Associado),  Profa. Alicia Labarta (UBA), Prof. Guilherme Henriques (ex-diretor), Fernanda Fernandes (RH) 

Durante a sua estadia a Profa Alicia ministrou uma palestra no dia 18/09/18 tendo como título: “Odontologia em Buenos Aires: Do ingresso à pós-graduação: O que tem de diferente??”. Nesta palestra foi comentado sobre o processo de ingresso na UBA, o qual não é por vestibular. O  ciclo básico tem duração de 1 ano, sendo requisito para se ingressar nas diferentes carreiras universitárias. O aluno tem 3 anos para completar o ciclo básico sem dependências, caso contrário é desligado e terá de procurar outra universidade. O curso de odontolgia tem duração mínima de  6 anos e máxima de 10 anos (incluindo o ciclo básico). A UBA ocupa a 75ª. posicao no ranking da QS World University 2018.

foto2

Alunos do Programa de Pós-graduação, Professoras Brenda Gomes (Endodontia), Alicia Labarta (Endodontia UBA), Marines Nobre (Odontopediatria), Marina Marciano (Endodontia), Adriana Soares (Endodontia), Karina Silvério (Periodontia), Fernanda Pascon (Odontopediatria), Maria Beatriz Gavião (Odontopediatria) e Fernanda Klein (Fisiologia) 

A professora Alicia também ministrou uma palestra sobre as "Novas tecnologias na limpeza e desinfecção do canal radicular", no dia 19/09/18, mostrando a importância da irrigação no processo de desinfecção dos canais radiculares. Com o recente advento da instrumentação rotatória, houve a diminuição do tempo de instrumentação e consequentemente do tempo de contato da substância química auxiliar e irrigantes com o sistema de canais radiculares. Desta forma o a irrigação tornou-se fundamental, devendo ser otimizada com os recursos tecnológicos, para permitir que o irrigante entre em contato com a maior área possível dentro dos canais radiculares, para remover todos os debris e exercer sua ação antimicrobiana.

foto3

Alunos  e Professoras da Área de Endodontia da FOP-UNICAMP Durante a sua estadia a Profa. Alicia também acompanhou as atividades teóricas e práticas na área de Endodontia, frequentando as clínicas de graduação e de pós-graduação, além das atividades da pré-clínica. Também realizou parte de seu projeto de pesquisa tendo como título "O comportamento antimicrobiano de diferentes soluções irrigadoras na endodontia”, sob a supervisão da Profa Brenda Gomes.

foto4

Marina Prado, Profa. Alicia, Profa. Brenda, Lauter Pelepenko  na Clinica de Graduação da FOP-UNICAMP

foto5

Profa Alicia no Laboratório de Microbiologia aplicada a Endodontia 

Profa Alicia participou da 35º Reunião da SBPqO, apresentando o painel que teve como título: Comportamento da parede dentinária em relação ao uso de diferentes soluções ácidas e sistemas de ativação”, sendo a única representante da Endodontia da Argentina.

foto6

Segundo a Profa Brenda, a visita da Profa Alicia, através do programa de Mobilidade Acadêmica Internacional de Professores da Universidade de Buenos Aires, foi uma excelente oportunidade para ampliar a colaboração entre a UBA e a UNICAMP, além de compartilhar experiências acadêmicas tanto na graduação como na pós-graduação. A Profa. Brenda reforça que visitas como essa são importantes não apenas para a área que recebe o docente estrangeiro, mas também para todo o corpo docente e discente, com possiblidade de estabelecer intercâmbios e parcerias.