Quarta, 03 Outubro 2018 10:57

Menção Honrosa

Escrito por
Da esquerda para a direita: Profª Drª  Fernanda Faot, a Pós´doc Raissa Machado e a Profa. Dra. Altair Cury Da esquerda para a direita: Profª Drª Fernanda Faot, a Pós´doc Raissa Machado e a Profa. Dra. Altair Cury

Pesquisa da FOP recebe menção honrosa no Prêmio Capes

Raissa Micaella Marcello Machado, pós-doc da área de Prótese Parcial Removível, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2017 da área de Odontologia outorgado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A lista foi divulgada na manhã do dia 1 de outubro. A cerimônia de entrega do prêmio será realizado no dia 13 de dezembro, em Brasília.

O trabalho que recebeu menção honrosa foi a sua tese de doutorado intitulada “Implantes de Diâmetro Reduzido como Retentores de Overdentures Mandibulares: Um Ano de Monitoramento Clínico, Biológico e Funcional”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, sob orientação da professora Altair Antoninha Del Bel Cury.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e contou com a participação da Profª Drª  Fernanda Faot (coordenação), do Prof Dr Otacílio Chagas Junior e das doutorandas Alessandra Julie Schuster e Amália Machado Bielemann.

Raissa Machado falou da satisfação em ter o trabalho premiado. “Foi muito gratificante ganhar essa menção honrosa. É o reconhecimento de todo trabalho executado ao longo desses anos. O sentimento de dever cumprido”, conta. A pesquisa executada teve  apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da empresa Neodent – que doou os implantes utilizados na pesquisa, - e a bolsa de estudos da Capes.

Trata-se de uma pesquisa clínica realizada com pacientes desdentados totais, os quais foram reabilitados com Overdentures Mandibulares. Raissa explica que esses pacientes apresentavam dificuldade em utilizar  a prótese total mandibular e por isso, foram reabilitados com overdentures mandibulares retidas por dois implantes de diâmetro reduzido para melhorar a condição funcional, a qualidade de vida relacionada à saúde oral e a satisfação. .

O trabalho rendeu quatro artigos. O primeiro tinha como objetivo compilar dados da literatura a respeito da previsibilidade de dois implantes de diâmetro reduzido como retentores de overdentures mandibulares para reabilitação de pacientes desdentatos totais. Os outros três estudos foram clínicos e acompanharam a saúde dos implantes instalados, bem como a avaliou a função, a qualidade de vida relacionada à saúde oral e a satisfação de 30 pacientes em relação ao tratamento reabilitador.