Segunda, 05 Novembro 2018 08:30

Palestra

Escrito por

CEP promove a palestra: Delineamentos de Pesquisa em Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove a palestra “Delineamentos de Pesquisa em Seres Humanos”, com a Cirurgiã Dentista professora Paula Midori Castelo, dia 7 de novembro, das 14h às 15h, no Salão Nobre da Faculdade. A atividade é gratuita, aberta ao público em geral e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da FOP-UNICAMP: www.youtube.com/fopunicampoficial

De acordo com Castelo, para o planejamento, execução e avaliação de um estudo que envolva seres humanos é importante conhecer os diferentes tipos de delineamento, suas propriedades e limitações, bem como saber interpretar seus resultados à luz do rigor metodológico utilizado. Desta forma, serão apresentados e discutidos as indicações, vantagens e limitações, dos tipos de estudos mais utilizados em pesquisa com seres humanos, desde aqueles envolvendo dados ou amostras biológicas em arquivo, até aqueles com intervenção direta e longitudinal em pacientes. 

Paula Midori Castelo é Graduada em Odontologia pela FOP. Especialista em Estatística Aplicada. Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Mestre e Doutora em Fisiologia Oral (FOP-UNICAMP). Pós-Doutorado em Fisiologia (UNICAMP/FAPESP). Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (atua no ensino da Morfofisiologia Humana do Curso de Graduação em Farmácia e Bioquímica). Professora do Programa de Pós Graduação em Patologia da UNIFESP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNICAMP. Membro da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial - Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP). Membro do corpo editorial do periódico Archives Oral Biology. Linhas de pesquisa: fisiologia oral clínica; marcadores salivares nos processos saúde-doença; fisiopatologia do sistema estomatognático; qualidade de vida relacionada à saúde.

Mais sobre a palestrante:

https://www.scopus.com/authid/detail.uri?origin=resultslist&authorId=6506049592&zone=

http://lattes.cnpq.br/4525318283387445

https://scholar.google.com/citations?user=hQV-XssAAAAJ&hl=en&oi=sra

http://www.bv.fapesp.br/en/pesquisador/71514/paula-midori-castelo-ferrua/

http://ikebanamiz.blogspot.com/