Quinta, 07 Março 2019 10:17

Cursinho Popular

Escrito por

Alunos do cursinho popular Pirabixo ingressam em 19 universidades, inclusive, Unicamp e Unesp

O Cursinho Popular Pirabixo, mantido pelos alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, conseguiu dezenove aprovações nas mais diversas universidades em 2019, inclusive Unicamp (3) e Unesp (3).

cursinhoO cursinho da FOP é uma iniciativa comunitária, cujo objetivo é possibilitar o acesso gratuito a um curso pré-vestibular de qualidade dando aos jovens, que não podem arcar com os custos de um cursinho particular, a possibilidade de prosseguirem seus estudos em nível superior. O projeto é 100% voluntário. Os professores recebem apenas uma pequena ajuda de custo para transporte e alimentação. Anualmente, são disponibilizadas 80 vagas, de acordo com a infraestrutura disponível. Este ano, foram abertas 500 inscrições para o processo seletivo que aconteceu no dia 24 de fevereiro e as vagas para o processo de seletivo foram preenchidas em apenas três dias.

Para Leonardo Gomes, 29 anos, que ingressou na Unicamp, no curso de bacharelado em música, o cursinho foi determinante para a realização do sonho. Em 2017, ele decidiu prestar vestibular para música erudita. A partir daí, começou a se preparar para a prova de habilidades específicas. Desempregado, não tinha condições de arcar com o custo de um curso pré-vestibular convencional e também não acreditava que era possível ingressar em uma universidade pública. “Um amigo me apresentou o Pirabixo, participei da seleção e fui aprovado. Na época, não imaginava que teria chance de entrar em uma faculdade pública, mas ao longo do curso, com os materiais e apoio dos professores, este sonho foi se tornando mais incrível e a cada etapa do vestibular o sonho se tornava realidade.  Relembrando as aulas e o apoio dos professores em não nos deixar desistir de nossos objetivos, ficou fácil compreender como pude chegar até este momento tão importante. Sou grato aos professores do cursinho”, relembra.

Hemenjhon Oliveira, aprovado na FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - São Paulo), em Rádio, TV e Internet, com bolsa 100% pelo PROUNI, disse que tinha como objetivo ingressar em uma faculdade. Porém, acreditava que estava pouco preparado para concorrer a uma vagar em uma faculdade pública. Daí, sentiu a necessidade de procurar um cursinho preparatório. “Nessa busca, me deparei com o valor da mensalidade que estava além das minhas possibilidades. Fiquei sabendo do Pirabixo, concorri a uma vaga e fui aprovado. Ao iniciar o curso, me deparei com ótimos professores, que por serem voluntários, estão lá por gostarem de ensinar, isso faz toda a diferença para uma ótima aula”, contou.

cursinho1Cursinho - Atualmente, o projeto conta quatro coordenadores alunos de graduação da FOP, que cuidam da organização do projeto e conta com vinte professores, desses, sete são alunos de graduação da FOP e os demais são voluntários egressos da Unidade ou de outros cursos. Muitos frequentaram cursinhos populares para se preparar. Daí, surgiu a motivação. Devolver um pouco do que receberam. Esse é o caso de Leonardo Pagotto, que participou do Cursinho Pré-Vestibular da FOP, ingressou no curso de Odontologia na FOP e hoje é professor de química do cursinho.

 As apostilas utilizadas, fornecidas pelo cursinho Poliedro de São José dos Campos, auxiliam muito no preparo das aulas. O apoio e infraestrutura disponibilizada pela Diretoria e Coordenadoria de Graduação da FOP, também são fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Relação dos alunos que foram aprovados em 2019

Vitor Rodrigues Boralli - Odontologia na Universidade Federal de Alfenas e Odontologia na UNESP Araraquara

Giulia Eduarda Ciriaco Camargo - Odontologia na UNESP Araraquara

Samuel Vinícius Mello Campos- Engenharia de produção -UNICAMP.

Josué Ferreira Lima - Engenharia de Transportes - UNICAMP

Leonardo Gomes - Música Erudita – Violoncelo - UNICAMP

Leonardo Maluf de Castro França - Engenharia mecânica integral UNESP Guaratinguetá

Jennifer Abreu Santos - Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS no curso de Bianca Santos - Gestão Empresarial - FATEC

Giulia Magnani Gonçalves - Direito - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Beatriz dos Santos Andrade – Fisioterapia - FAM -  ProUni em 1° lugar, com 100% de bolsa

Bruna Rezende Matheus – Odontologia -  FHO, Uniararas, 50% de bolsa

Mariana Vitória Setten - Geografia - Universidade Federal do Acre -UFAC

Júlia Miranda Lima - Fisioterapia - Uniararas com bolsa de 50%

Yasmin Nogueira de Camargo – Administração- Anhanguera com bolsa de 100%

Ana Júlia Rezende do Carmo - Odontologia - Uniararas com bolsa de 50% pelo ProUni

Tamires Carneluti - Artes Visuais -  Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Rafael Soares Santos - Gestão de produção Industrial - Uninter 50% de bolsa ProUni

Lavínia de Oliveira Benatti – Direito - FAM com bolsa 100%