Terça, 09 Abril 2019 16:20

Prêmio

Escrito por

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica é premiado em evento científico

O aluno Raphael Cavalcante Costa, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica - Área de Prótese Dental e orientado pelo Prof. Dr. Valentim Adelino Ricardo Barão, foi premiado durante o 13o Encontro do Grupo Brasileiro de Reciclagem em Prótese e Implante, realizado na cidade de Campos do Jordão no período de 5 a 7 de abril do corrente ano. Na ocasião, o trabalho intitulado: Partículas e íons de titânio favorecem a disbiose de biofilmes orais formados sobre material de implante” foi classificado em Primeiro Lugar na categoria Painel Científico entre os 68 trabalhos apresentados. O aluno Raphael recebeu como prêmio passagens de ida e volta para a 98th General Session & Exhibition of the IADR, 49th Annual Meeting of the AADR, 44th Annual Meeting of the CADR, que será realizado na cidade de Washington nos Estados Unidos em março de 2020.

O estudo premiado avaliou o efeito dose-resposta de partículas e íons de titânio (decorrentes da degradação dos implantes dentários) na formação, composição e morfologia do biofilme oral. Pela primeira vez na literatura, os resultados deste trabalho fornecem evidências experimentais sobre o efeito de produtos de titânio na modulação de um biofilme in situ para um estado de desequilíbrio, podendo este ser um mecanismo adicional do desenvolvimento de peri-implantite.

O prof. Valentim ressalta que a realização deste trabalho só foi possível com o apoio financeiro da FAPESP, da parceria com a Profa. Magda Feres da Universidade de Guarulhos, além da participação ativa do aluno de doutorado João Gabriel Silva Sousa (PPG em Clínica Odontológica - área de Prótese Dental), das alunas Carolina Veloso Lima e Bárbara Emanoele Costa Oliveira (PPG em Odontologia – área de Cariologia) e do Prof. Dr. Antonio Pedro Ricomini Filho da área de Bioquímica Oral da FOP-UNICAMP. Raphael se diz muito feliz pela conquista e afirma que esse reconhecimento é um estímulo importante para sua formação acadêmica e para divulgação da pesquisa científica da FOP-UNICAMP em âmbito internacional.