Quarta, 14 Agosto 2019 16:42

FOP é beneficiada com verba de emenda parlamentar

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi beneficiada por uma emenda parlamentar do deputado Roberto Moraes no valor de 100 mil reais.  A verba será destinada para o Cepae e o Orocentro e pode ser usada apenas para compra de novos equipamentos. O convênio foi assinado na manhã dessa quinta-feira (15) pelo deputado Roberto de Moraes, a professor Rosana de Fátima Possobon, representando o Cepae, e o cirurgião dentista Rogério de Andrade Elias, em nome do Orocentro.

Essa interação começou quando o deputado tomou conhecimento dos serviços oferecidos pelo Cepae, há cerca de 10 anos. Alguns anos depois essa interação se deu com o Orocentro, que também passou a ser beneficiado com a verba. “Apesar dos tropeços econômicos, nesse período, o Cepae recebeu cinco vezes o auxílio. Esse aporte permitiu que melhorasse a estrutura para conseguir atender com mais conforto, de forma mais adequada um paciente que é especial - criança de 0 a 5 anos e a mãe gravida -, mas também foi um incentivo muito grande de um trabalho que a gente já fazia há muitos anos e com muita dificuldade. Foi como um presente que veio para dizer para gente manter o serviço que ele é importante para comunidade. Isso foi para gente, não só um incentivo financeiro, mas um investimento pessoal para manter esse trabalho”, avalia Possobon.

Para Rogerio Elias, o valor recebido é extremamente importante porque ajuda na aquisição de equipamentos. “Dá para manter o Orocentro em um padrão de excelência e com equipamentos atualizados – a parte de informática e equipamento de atendimento. Tudo que visa melhorar o padrão de excelência no atendimento do Orocentro”, disse.

O Cepae oferece atendimento preventivo e curativo às crianças de 0 a 5 anos, trabalhando com uma equipe interdisciplinar, formada por profissionais das áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e otorrinolaringologista.  O atendimento da criança é integral: nos primeiros 6 meses, a mãe recebe informações técnicas e apoio para manter o bebê em aleitamento materno exclusivo. Em seguida, os bebês são constantemente avaliados pela equipe, passando pelos diversos programas desenvolvidos pelo Cepae, até receberem alta aos 5 anos de idade.

Fundado há cerca de 40 anos, o Orocentro tornou-se referência atendendo pacientes de Piracicaba e região. Além do diagnóstico e tratamento de pacientes com lesões da cavidade bucal, é oferecido o atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais, como pacientes oncológicos e portadores de doenças infecto-contagiosas.