Terça, 14 Setembro 2021 10:30

Prof. Pablo Vargas recebe “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz”

Escrito por

Pablo Agustin Vargas, professor da área de Patologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz – edição 2021. A honraria foi anunciada na Reunião Ordinária de Congregação, realizada no dia 8 de setembro.

O prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional a aqueles que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa, sendo concedido mediante avaliações dos relatórios de atividades. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano. Os premiados são selecionados por especialistas externos à Unicamp, após várias etapas de exame. 

O professor Vargas falou da honra em ter sido escolhido, considerando, principalmente, os tempos difíceis em meio a pandemia da COVID-19. “Neste momento extremamente difícil que estamos vivendo devido a pandemia, mantivemos o laboratório de histopatologia da FOP-UNICAMP funcionando ininterruptamente (serviço essencial), e com o apoio dos alunos de pós-graduação do nosso PPG Estomatopatologia e da servidora Fabiana F. Casaroti continuamos servindo a comunidade externa a FOP, e portanto, considero uma grande honraria ter sido agraciado neste momento com o prestigioso Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (ZV) 2021 pela FOP-UNICAMP. Outro ponto a se destacar é a excelência nacional e internacional do corpo docente da FOP tornando essa premiação ainda mais gratificante. O prêmio ZV, juntamente, com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação que recebi em 2015, coroam a minha vida acadêmica e institucional na FOP-UNICAMP. Gostaria de dividir esse reconhecimento com meus pais (João e Lourdes), minha esposa Ana Paula, meu filho Davi e meus irmãos (Olímpia, Miguel, Roni e Talita). Tenho o privilégio de conviver e aprender com um grupo seleto de docentes que são referências nacionais e internacionais nas áreas de Patologia e Semiologia. Primeiramente, temos que lembrar as duas grandes perdas recentes que tivemos em nossas áreas de Patologia e Semiologia. Os Professores Lourenço Bozzo e Osvaldo di Hipólito Jr foram grandes seres humanos e docentes especiais que ajudaram a construir nossas áreas e consequentemente a FOP-UNICAMP. Sempre sentiremos saudades de Mestres como nossos queridos Bozzo e Hipólito. Tenho também que agradecer ao meu orientador Professor Oslei Paes de Almeida, o qual tem me guiado na vida acadêmica na Patologia Oral e Maxilofacial, exemplo ímpar de inteligência e perseverança, e aos demais docentes da área de Patologia (Professores Jacks, Edgard e Ricardo). Devo também celebrar essa premiação com nossos queridos Professores da área de Semiologia com os quais tenho a imensa satisfação de trabalhar e aprender diariamente, Professores Márcio A. Lopes e Alan Roger Santos-Silva, vocês fazem parte dessa conquista. Para finalizar, gostaria de compartilhar o prêmio ZV com todos meus alunos de IC, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, e os servidores das áreas de Patologia e Semiologia com os quais tenho tido o prazer de trabalhar durante minha vida acadêmica aqui na FOP”, destacou.

Realizou a graduação na Faculdade de Odontologia de Araraquara UNESP. O Mestrado (1998) e Doutorado (1999) em Biologia e Patologia Buco-Dental pela UNICAMP. Realizou Estágio no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no período de 1996-2001. No ano de 2004, realizou Livre-Docência na FOP-UNICAMP e no ano seguinte realizou Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Patologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Sheffield-Inglaterra (2005-2007) sob supervisão do Professor Paul Speight. Atualmente, é Professor Titular de Patologia da FOP-UNICAMP. Pertence ao corpo editorial de renomados periódicos científicos internacionais: 1- Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology; 2- Oral Oncology; 3- Medicina Oral. Trabalhou como Conselheiro da América Latina e Caribe da International Association of Oral Pathologists (IAOP) de 2008 a 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia (2000-2004) e o Ensino de Graduação da FOP-UNICAMP (2010-2014). Em 2013 tornou-se Fellow of The Royal College of Pathologists (FRCPath) no Reino Unido. Em 2014 tornou-se Professor Extraordinário de Patologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pretória-África do Sul. Diretor Executivo de Relações Internacionais da UNICAMP (2017). Assessor da DEAS-UNICAMP (2017).  Coordenador do Biobanco Patologia Celular FOP-UNICAMP (CONEP B-23). Atual Coordenador do PPG em Estomatopatologia FOP-UNICAMP e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial (SOBEP 2021-2023). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 1B). Coordenador de Projeto Temático Fapesp (Processo 2016/05710-4) na área de Odontologia sobre câncer de boca. Possui experiência nas áreas de Odontologia e Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores de glândulas salivares, tumores odontogênicos, carcinoma espinocelular, punção aspirativa por agulha fina e histopatologia.