Quarta, 08 Novembro 2017 11:50

Comemoração 60 Anos

Orquestra Educacional de Piracicaba se apresenta na abertura das atividades comemorativas dos 60 anos de implantação da FOP

Assista à cerimônia na íntegra

Uma noite inesquecível, marcada pelo reencontro, recordação e nostalgia. Assim, pode ser resumida a primeira cerimônia comemorativa dos 60 Anos de implantação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Na noite de 7 de novembro de 2017, no salão nobre “Plinio Alves de Moraes”, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos ex-diretores da FOP, em reconhecimento aos relevante serviços prestados à Unidade. Também houve uma apresentação da “Orquestra Educacional de Piracicaba. O evento contou com a presença de ilustres personagens, como o senhor Antônio Maciente, o mais antigo funcionários da Unidade vivo, hoje, com 97 Anos de idade, além de ex-professores, ex-funcionários, ex-alunos e autoridades da cidade de Piracicaba.

MAR 7707 01A próxima atividade está programada para o dia 7 de dezembro, às 14h. De acordo com propositura do vereador Pedro Kawai, será realizada uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Piracicaba nas dependências da FOP.

MAR 7716 01

A solenidade foi presidida pelo reitor, Marcelo Knobel. O diretor, Guilherme Elias Pessanha Henriques, deu abertura ao evento, que teve início ao cair da tarde com um coquetel oferecido aos homenageados e autoridades na sala de congregação do prédio administrativo. Logo na sequência, sob a regência do maestro Ivan Bueno, ex-aluno da Unicamp, do Instituto de Artes, teve apresentação da Orquestra Educacional de Piracicaba, que interpretou um eclético repertório, composto por clássicos de filmes famosos, como: Perfume de Mulher, de Carlos Gardel; Parque dos Dinossauros, de John Willians e Música Popular Brasileira: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, entre outros sucessos.

O reitor Marcelo Knobel falou da importância da FOP no cenário nacional e internacional. “Tenho muito orgulho de estar na presença daqueles que contribuíram para essa brilhante história dessa Faculdade. A Unicamp muito se orgulha dessa Unidade que continua cada vez mais atuante na vida de Piracicaba e do país”.

Enilson Sallum, presidente da comissão das atividades do 60 anos da FOP, disse que homenagear os fundadores e ex-diretores da instituição é mais um momento importante de resgate da história da cidade. “Poder reunir a nossa comunidade em torno da música da Orquestra Educacional de Piracicaba e homenagear ex-diretores e fundadores da FOP foi um privilégio, momento único e inesquecível”, destacou.

A Orquestra foi criada em 2013 e reformulada em 2015, tem como objetivo oferecer oportunidade para o desenvolvimento técnico, musical e pessoal, aprimoramento da percepção coletiva, troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração. Acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos como a música popular brasileira, pop-rock, trilhas sonoras, entre outros.

O diferencial da orquestra é a proposta pedagógica e metodológica que visa à inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos variados níveis de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe da orquestra. Isto é possível através da elaboração de arranjos que utilizam a metodologia progressiva entre os naipes, oferecendo aos músicos que dominam o instrumento vários desafios e, aos que estão começando a oportunidade de participação conforme seu nível técnico; e também pela parceria solidária e benéfica entre os que têm mais experiências e aqueles com menos experiência. O resultado desta proposta pedagógica é surpreendente: cada músico contribuindo com suas habilidades e experiências participam da elaboração de um resultado final extremamente agradável, que é audível a todos e que apresenta todos os responsáveis pela sua elaboração com o mesmo grau de importância.