Segunda, 03 Junho 2019 08:32

JOP e Uniodonto

Escrito por

Uma grande reunião para troca de conhecimento

A XXVI Jornada Odontológica de Piracicaba (JOP) e XI Congresso Odontológico da Uniodonto, realizado entre os dias 22 e 24 de maio, contou com número expressivo de participantes e novamente superou expectativas. Foram mais de 800 congressistas inscritos, composto por um público heterogêneo, formado por alunos de graduação, pós-graduação, profissionais associados a Uniodonto e da região. Além disso, foram apresentados cerca de trezentos trabalhos e uma grade científica de qualidade ímpar.

22 05 11Na abertura do evento, compuseram a mesa de honra: o diretor da FOP, professor Francisco Haiter Neto, o prefeito de Piracicaba, senhor Barjas Negri; a presidente da JOP, professora Vanessa Cavalli Gobbo; o presidente da Uniodonto, Dr. Cláudio Roberto Zambello; o Superintendente Executivo do Sescoop/SP, Dr. Aramis Moutinho Junior; a presidente discente da 26ª JOP, a aluna Giulia Antonieto da Silva.

“Foram dias de bastante dedicação e empenho de toda a comissão organizadora, porém, recompensador. O evento teve número elevado de palestras, com uma variedade de temas, os quais objetivaram atender diferentes públicos. Acredito que conseguimos manter o padrão do evento realizado em 2018, que teve um aumento bastante expressivo do número de participantes. Esse era o nosso grande desafio”, conta a presidente da JOP, professora Vanessa Cavalli Gobbo.

O diferencial desse ano ficou por conta do “Lunch & Learn”. Quem participou aprovou. Trata-se de uma atividade realizada no hora do almoço onde, de maneira informal, o palestrante debate com os participantes em uma mesa redonda sobre diferente temas. É uma atividade comum em eventos internacionais e também na Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, a SBPqO.. Foi uma experiência nova para nós, e embora precise de alguns ajustes, acredito que o resultado foi positivo.

dsc 7269A profa. Vanessa ainda destacou o efeito que a JOP tem nos alunos que participam da organização do evento. “Os alunos de graduação chegam ao final da JOP diferentes de quando começaram: vestem mais a camisa da Faculdade e demonstram mais orgulho da Instituição”, avalia. Contudo, a docente acredita e deseja que, não apenas o presidente discente, mas todos os alunos da graduação possuam maior envolvimento em todo o processo de desenvolvimento Além de aprendizado, a JOP é um evento realizado em primeiro lugar para a graduação. Nada mais coerente que haja participação dos alunos no processo e na organização prévia do evento. disse.

A parte social do evento também atendeu o objetivo. Foram atendidas 1200 crianças de 5 a 9 anos de escolas municipais. A Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Educação, foi responsável pelo transporte e lanche oferecido às crianças. No escovódromo, as crianças receberam orientação sobre saúde oral, receberam o kit de higiene bucal em meio à brincadeiras realizadas com os alunos do primeiro ano. “Os alunos do primeiro ano juntamente com a comissão organizadora (graduação, pós-graduação e docentes), realizaram as atividades de maneira muito organizada e responsável. O envolvimento de todos foi essencial para que essas crianças tivessem a orientação necessária em saúde bucal em um momento de descontração, que com certeza, trará resultados  no futuro, conta a docente.