Setor de Manutenção

O Setor de Manutenção da FOP atende a comunidade realizando serviços para conservação da infra-estrutura e promovendo constantes melhorias nas diversas áreas em que atua. Os serviços são atendidos da seguinte forma:

Serviços Emergenciais: atendidos imediatamente, quando solicitados pessoalmente, via telefone ou rádio. Geralmente, problemas relacionados à área elétrica e hidráulica, sendo que as Ordens de Serviço são emitidas/geradas posteriormente. Tais como: Queda de energia elétrica; Rompimento de tubulação de água e/ou esgoto; Queda de árvores; Quebra de telhas; etc...

Serviços Regulares: com curta programação, mediante a solicitação via Ordem de Serviço. (Substituição de lâmpadas e tomada; Desentupimentos e reparos em torneiras e registros).

Serviços Programados: com o planejamento e concordância do setor interessado. Dependendo de fatores externos como a data mais apropriada para início e compra de materiais. Geralmente, obras novas e adequações. Atendimento via Ordem de Serviço. Tais como: Reformas de áreas físicas que envolvem serviços de pedreiro, serralheiro, carpinteiro, eletricista, Vidraceiros, etc...

Serviços Preventivos: obrigatórios e realizados em datas programadas, mas nem sempre notado pela comunidade. Esses tipos de serviços envolvem a manutenção de máquinas, estruturas e sistemas que são parte importante para o desenvolvimento das atividades na faculdade. Além das bombas de vácuo, ar comprimido, energia, manutenção em telhado, depósito central de água e tratamento de esgoto que ficam ocultas devido à localização nos telhado, galerias, subestação e casa de maquinas. Geralmente, tais intervenções são comunicadas antecipadamente a comunidade via rede/e-mails quando exigem paralisação, cortes de energia elétrica e/ou de água.

  • Manutenção nos transformadores uma vez por ano;
  • Limpeza no Depósito Central de Água a cada 6 meses;
  • Bombas da rede de vácuo a cada um ano;
  • Compressores que atendem as áreas clínicas e estação de tratamento de esgoto a cada 3 meses;
  • Revisão/ manutenções preventivas de bombas de água e esgoto.
  • Dedetização e Desratização a cada 3 meses;
  • Capinação mensal com variações de acordo com a época do ano;

O quadro atual de funcionários que atuam no Setor de Manutenção é:

  • João Aparecido de Oliveira – Supervisor/Eletricista
  • Sérgio Henrique de Campos – Eletricista
  • Benedito Antonio Alves da Silva – Serralheiro
  • Lourival de Luccas – Auxiliar de Manutenção Predial
  • Antonio Manoel Vicente - Auxiliar de Manutenção Predial
  • Fábio Ferreira dos Santos – Pedreiro
  • Valdino da Costa Neves – Auxiliar de Pedreiro
  • Maxdonel Miranda Silva – Auxiliar de Serviços Gerais

Obs.: Como a FOP não tem mais profissionais como Encanador e Pintor, os pedidos são atendidos de forma emergencial pela equipe de pedreiros. Já a manutenção de ar condicionado, vidraceiro, chaveiro, são serviços atendidos por pessoal externo. A Coordenadoria trabalha na elaboração de contratos para otimizar o atendimento dessas demandas.

Estatística de 2012

Das 544 ordens de serviço solicitadas formalmente em 2012 via FOPNet e atendidas: 261 requisições (47,97%) foram nos Departamentos, 47 (8,63%) na Clínica de Graduação e 236 (43,40%) nas demais áreas do Campus da FOP/Unicamp.

As requisições mais solicitadas foram para reparos na área elétrica que atingiu 39,2% (213 requisições) e na área hidráulica 26,1% (142 requisições), totalizando 65,3% (355 requisições). As solicitações para outras necessidades chegaram a 34,7% (189 requisições). Destacamos também que dessas requisições 73 (13,4%) foram para manutenção em banheiros.

No escopo dos serviços atendidos foram substituídas 852 lâmpadas fluorescentes tubulares de 40 watts e 199 reatores; 105 lâmpadas fluorescentes tubulares modelo HO 110 watts e 35 reatores; 39 lâmpadas incandescentes. Totalizando 996 lâmpadas e 234 reatores, que correspondem a 73 requisições (13,4%).

Em comparação ao ano de 2011 (395 Ordens de Serviço) os atendimentos tiveram um aumento de aproximadamente 27%.