Quarta, 18 Novembro 2015 10:33

Professor do Instituto de Biologia da UNICAMP ministra palestra na FOP

Escrito por

A área de Histologia e Embriologia do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba promove a palestra "Bases moleculares da diferenciação de células-tronco embrionárias em corpos embrióides." a ser ministrada pelo Prof. Dr. Henrique Marques Barbosa de Souza do Instituto de Biologia da UNICAMP. O evento acontece no dia 27 de novembro (sexta-feira) às 13:30 h no Salão Nobre da FOP.

Resumo do que será abordado:

“Células-tronco embrionárias são muito conhecidas por manterem, mesmo quando cultivadas in vitro, a capacidade de se diferenciar em qualquer um dos mais de 200 tipos celulares que compõem o corpo adulto.

No embrião, este processo ocorre por meio da gastrulação, onde gradientes de sinalização e movimentos morfogenéticos especificam os três folhetos germinativos e eixos corporais embrionários anteroposterior, dorsoventral, medial-lateral, etc.

Em cultura, quando induzidas à diferenciação como esferas celulares, as células-tronco embrionárias não possuem orientações para darem origem aos eixos corporais embrionários, mas são mesmo assim capazes de darem origem a diferentes tecidos embrionários, com organizações aleatórias, em estruturas que chamamos de corpos embrióides.

O nosso grupo de pesquisa estuda como este processo ocorre e qual o envolvimento do fator de transcrição Coup-TFII na organização desta estrutura celular durante os estágios iniciais da diferenciação celular a partir de células-tronco embrionárias".