Imprimir esta página
Quarta, 24 Fevereiro 2016 15:38

FISPQ

Escrito por

  CIBio-FOP disponibiliza banco de dados com “Ficha de informações de segurança de produtos químicos”

Como parte da adequação dos laboratórios da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) disponibilizou um programa que permite o fácil acesso às informações de segurança dos produtos químicos mais comuns nos laboratórios da FOP.

As FISPQ (Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos) são documentos normalizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (norma ABNT-NBR 14725). Estes documentos são obrigatórios na comercialização, armazenagem e utilização dos diversos produtos químicos (Decreto nº 2.657 de 03/07/1998 e ANVISA).

A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente e desta maneira transmite recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. 

"É trabalhoso manter as fichas FISPQ impressas: cada ficha pode ter até 8 páginas. A legislação exige o fácil acesso, não especificando a forma. Com o banco de dados, temos a informação em forma digital nos computadores. Em uma situação de emergência, a busca é tão rápida quanto em um arquivo físico e independente de internet ativa", conta o Prof. Dr. Rafael Nobrega Stipp, presidente da CIBio-FOP.

O banco de dados foi compilado e formatado pelo Prof. Dr. Rafael Nobrega Stipp e pelo funcionário Marcelo Corrêa Maistro.  Para instalar o banco de Fichas FISPQ, acesse:

https://www.dropbox.com/s/120bmlcw21mgwbr/CIBio-RNS.exe?dl=0 [84 mb]

Nota sobre a instalação: após instalado, um ícone "Fichas FISPQ" deverá aparecer na área de trabalho do computador.