Imprimir esta página
Terça, 08 Março 2016 11:36

Dia 21 de março

Escrito por
Marcelo, Cyntia e Prof. Gilson Marcelo, Cyntia e Prof. Gilson

 FOP promove curso de escrita científica

A Coordenadoria Geral da Universidade – Espaço da Escrita - promove o curso “Método Lógico para Redação Científica”, ministrado pelo Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato. O curso, que será em nível básico, acontece no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (F|OP) da Unicamp, no dia 21 de março, das 9h às 17. O credenciamento será das 8h30 às 9 horas, no mesmo dia do evento. A atividade é direcionada aos docentes, pesquisadores de carreira, alunos de pós-graduação e alunos de graduação da FOP. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas online: https://goo.gl/5rq6WE . Vagas limitadas para 280 pessoas.

Entre os tópicos que serão abordados, estão: Bases e aplicação do Método Lógico para Redação Científica. Esse Método rejeita regrinhas “cabalísticas” e concebe a redação científica como um ato criativo e artístico. Cada elemento do texto nasce das bases lógicas e filosóficas da ciência, temperadas com elementos comunicacionais. O método inclui um repensar sobre a ciência aplicado à construção do texto científico, com base na prática da ciência e em requisitos comunicacionais.

O  professor Gilson Luiz Volpato é Biólogo formado pela UNESP de Botucatu e docente nessa instituição há 34 anos. Reúne experiência como revisor de revistas científicas nacionais e internacionais, além de ser Coordenador e Vice-Coordenador de Pós-Graduação (10 anos), Editor-chefe de revista científica (12 anos), Avaliador de Pós-Graduação junto à CAPES e Presidente da Comissão dos Editores Científicos da UNESP nas três áreas do conhecimento. Atualmente, é pesquisador 1B pelo CNPq. Ministrou seu 1º curso de Redação Científica em 1986 (graduação) e em 1988 na Pós-Graduação. Sua abordagem se diferencia pela concatenação filosófica, metodológica, sociopolítica, ética e comunicacional que imprime à redação dos textos científicos o pano de fundo de seu “Método Lógico para Redação Científica”, publicado em 2011. Ministra, anualmente, entre 50 a 80 cursos de Redação Científica em universidades brasileiras e, mais recentemente, também no exterior. Nesta área, publicou artigos, editoriais e 10 livros. Na internet, possui o site www.gilsonvolpato.com.br e o Clube SOS Ciência, ambos dedicados exclusivamente à formação científica de nossos pesquisadores. No YouTube, possui 62 vídeos sobre esse tema.

Conteúdo Básico

I - Bases Teóricas para Redação Científica

  1. Avaliamo-nos mal?

  2. Escrevemos mal?

  3. Como a ciência produz conhecimento?

  4. O que significa fazer ciência?

  5. Criação de ideias

  6. Metodologia fundamental

  7. A ciência na era da comunicação

II - Aplicação do Método Lógico para Redação Científica

  1. Estruturação lógica do texto científico

  a. Como redigir objetivos

  b. Lógica do texto

  2. Rotina Lógica para redação

  3. Autoria

  4. Estilo científico

  5. Exemplos em partes do texto