Terça, 08 Março 2016 15:00

Docente da FOP recebe prêmio das mãos do reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge

Escrito por

A Profa. Dra. Maria da Luz Rosário de Sousa, da Área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, agraciada com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” 2015, recebeu, na tarde do dia 2 de março de 2016, na reitoria, o prêmio das mãos do reitor, Prof. Dr. José Tadeu Jorge.

A professoraMaria da Luz recebeu apenas agora o prêmio porque não pôde comparecer na data estipulada, uma vez que já havia assumido compromissos anteriores. A entrega dos prêmios institucionais 2015 a professores e alunos da Universidade que se destacaram pelas contribuições na pesquisa, ensino, inovação e iniciação científica aconteceu no dia 11 de dezembro de 2015, no Centro de Convenções da Unicamp.

A docente fez questão de receber este Prêmio das mãos do Reitor da Unicamp Prof. José Tadeu Jorge, por vários motivos, sendo o principal deles a lembrança de que foi por seu intermédio que conseguiu, em 1996 (ou seja: há 20 anos) os recursos iniciais para poder cursar seu Pós Doc na University College London (UCL) que, na ocasião, cobrava a "taxa de bancada" e não havia recurso específico para esta taxa nas agências de fomento. “Lembro perfeitamente de seu gesto de acolhida e empenho em resolver a questão, sendo com certeza uma dentre outras ajudas e apoio recebidos de alunos, funcionários, pacientes e professores ao longo desta jornada. Assim, foi um momento de reconhecimento e gratidão”, disse.

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" é conferido anualmente a docentes ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa.

Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um premiado por ano, dentre os docentes que apresentaram relatório trienal de atividades  no ano anterior.

Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Unicamp. Este prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional.