Quarta, 04 Maio 2016 14:41

Exposição

Escrito por

"A Beleza e a Dor: uma Experiência na Nigéria"

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp e a Cajueiro Produções apresentam a exposição “A Beleza e a Dor: uma experiência na Nigéria”, do fotógrafo Tomás Cajueiro, na Unicamp, a qual estará à disposição do público no período de 4 de maio a 4 de junho, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.

A exposição fará parte do Projeto Espaço de Arte, de coordenação da CDC, que tem como objetivo propor exposições de artes visuais em um movimento contrário ao realizado pelas galerias, levando as mostras para os locais já ocupados pelo público. “A Beleza e a Dor” ganhará assim quatro montagens, com itinerância, em quatro espaços da Unicamp: Centro de Convenções da Unicamp, Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA – Paulínia) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

‘A Beleza e a Dor: uma experiência na Nigéria’ nasceu há 5 anos, como parte da experiência de 7 meses que Cajueiro teve em Lagos, Nigéria, onde atuou como educador do Heart’s of Gold Childrens Hospice, único orfanato para crianças portadoras de necessidades especiais da cidade. O projeto reúne 25 fotografias de pessoas e lugares que permeiam as paisagens das ruas da maior cidade da África, buscando desmistificar nossos preconceitos sobre a realidade daquele continente.

Inaugurado em 2011 com uma grande exposição e um ciclo de 8 palestras nas escolas da rede municipal de Valinhos, o projeto nunca mais ficou parado. As exposições do Projeto Espaço de Arte abrem o ciclo 2016 do projeto, que conta com uma série de fotos inéditas e outras tantas novidades.

Sete Lagoano (MG) de nascimento, Tomás Cajueiro desde muito cedo se acostumou a longas viagens, e ao longo delas se deparou com culturas muito diferentes. Neste processo, evidenciou a necessidade de aprender com a pluralidade cultural. Graduou-se bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade para Estrangeiros de Perugia (Itália) e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Manchester (Inglaterra). Atualmente cursa um MBA em Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e se dedica a execução de projetos culturais com forte ênfase em culturas locais e a valorização da cultural tradicional. Juntos, os projetos buscam contribuir para a discussão ao redor da identidade do povo brasileiro.