Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Prêmio Destaque

Prêmio

PROFESSORES DA ORTODONTIA DA FOP UNICAMP RECEBEM PRÊMIO

                Os professores Dra Maria Beatriz Borges de Araújo Magnani, Dra Vania Célia Vieira de Siqueira, Dr João Sarmento Pereira Neto, Cecília Gatti Guirado (in memorian) e Darcy Flávio Nouer e os alunos de pós-graduação em Ortodontia Jussara Maria Dias Frassom, Adriana Viotti, Nádia Lunardi e Paulo Roberto Aranha Nouer receberam no dia no dia 24 de maio , no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP o Prêmio Inventores 2016 da INOVA.

            O INOVA é uma agência da UNICAMP que viabiliza a obtenção de patentes de aparelhos, tecnologia, e equipamentos desenvolvidos por professores e pesquisadores.

              A Agência de Inovação da Unicamp foi criada no dia 23 de julho de 2003 com processo de institucionalização atualizado em 12 de novembro de 2004. Seu objetivo é estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Sua missão concentra-se em "Identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado."

            Os docentes Dra Maria Beatriz Borges de Araújo Magnani, Dra Vania Célia Vieira de Siqueira, Dr João Sarmento Pereira Neto, Cecília Gatti Guirado (in memorian) e Darcy Flávio Nouer desenvolveram 2 aparelhos ortodônticos, e um equipamento frutos de pesquisas laboratoriais e clínicas, que foram patenteados pela INOVA e agraciados com premiação; Placa Geniana I, Placa Geniana II e Posicionador Mandibular de Sarmento.

            Um dos problemas mais comuns em crianças e em jovens é a deglutição atípica acompanhada com alteração da postura lingual, que provoca um mal posicionamento dos dentes superiores e inferiores além de alterações na fala. As pesquisas recentes mostram que 60% das alterações nos arcos dentários em crianças entre cinco a nove anos se localiza na função da língua durante a fonação e deglutição.

            

Mediante esses dados os referidos professores desenvolveram os aparelhos ortodônticos removíveis: a Placa Geniana I e a Placa Geniana II  com o objetivo de tratar casos de crianças com deglutição atípica baixa, média e alta respectivamente. 

           Durante o diagnóstico ortodôntico, no intuito de verificar a existência ou não das alterações descritas acima, o ortodontista geralmente solicita uma série de exames imaginológicos como a telerradiografia da cabeça. Dessa forma, os professores desenvolveram o aparelho Posicionador Mandibular para posicionar a cabeça corretamente durante a realização da radiografia.

            A premiação pela INOVA incentiva os professores professores Dra Maria Beatriz Borges de Araújo Magnani, Dra Vania Célia Vieira de Siqueira, Dr João Sarmento Pereira Netoa continuarem seus trabalhos de pesquisas clínicas oferecendo aos pacientes uma ortodontia eficiente.   

voltar ao topo