Quinta, 09 Junho 2016 13:53

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Encontro Estudantil promovido pelos bolsistas do Pibic-EM supera expectativas

Entre os dias 1 e 3 de junho, foi realizado o “V Encontro Estudantil de Cultura e Pesquisa dos Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Piracicaba”, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. O evento, que marca o encerramento da “X Edição do Programa Pibic-EM” e recepciona os novos alunos, contou com apresentação de painéis, além de palestras, que abordaram temas como: orientação vocacional, a importância da participação do jovem nas entidades públicas, entre outros assuntos. No período de 7 a 10 de junho, os trabalhos apresentados na FOP estiveram expostos na Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba.

O encontro tem por objetivo estimular os futuros participantes dos projetos de Iniciação Científica, bem como colocar a par os professores coordenadores pedagógicos de como se desenvolve as atividades de seus alunos.

A abertura do evento aconteceu no dia 30 de maio, no Salão Nobre da FOP. A mesa diretora foi composta pelos professores: Guilherme Elias Pessanha Henriques, diretor; Francisco Haiter Neto, diretor-associado; Miguel Morano Junior, coordenador do evento; Adriana Cristina Pavan Fazanaro, responsável pelas disciplinas da área da natureza do núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba; Edvilson Rafaetta, responsável pelas disciplinas da área de humanas do Núcleo pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e o acadêmico Renan Gil Martins, da escola estadual Profa. Olivia Bianco.


De acordo com o coordenador do evento, professor Miguel Morano Junior, o Encontro foi um sucesso. “O evento teve como finalidade mostrar para a Faculdade os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos.  Já, na Diretoria de Ensino, todos os diretores das escolas Municipais de Piracicaba estiveram presente e tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos”, disse.

O Diretor Regional de Ensino, professor Fabio Negreiros, destacou a importância do projeto. “O maior resultado é a criação de novos cientistas. Todo esse trabalho que o professor Morano faz com o coração, com carinho, está fazendo uma transformação nessa juventude, mostrando que eles podem ir para a universidade, que podem conhecer a universidade antes, efetivamente, de adentrar a ela pelo processo do vestibular, pela meritocracia. Isso acaba transformando a nossa juventude. As universidades públicas do estado de São Paulo são vistas pelos nossos alunos como algo possível, como um lugar que eles podem adentrar pelo mérito, pela sua capacidade”, contou.