Terça, 26 Julho 2016 13:48

Visita

Escrito por

FOP recebe visita de Professor Canadense

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebe a visita do professor Richard Bengt Thomas Price, da Dalhousie University, cidade de Halifax, estado da Nova Escócia, Canadá. O pesquisador é uma das maiores autoridades em fotopolimerização no mundo. Na manhã de terça-feira (26), o professor foi recepcionado pelo diretor, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques.

No período em que permanecerá no Brasil, entre os dias 14 de julho e 9 agosto, o professor visitará, além da FOP, a Universidade de São Paulo (USP de Ribeirão de Preto e de São Paulo) e Universidade Federal de Uberlândia. A vinda do pesquisador se deve a uma parceria entre a University Dalhousie e a Unicamp e foi custeada pela Fapesp, por meio de um projeto feito pelo professor Marcelo Giannini, da área de Dentística.

No dia 27 de julho (quarta-feira), às 9h, no Salão Nobre, da FOP, o professor Price, ministrará a palestra: Dental Education: A Canadian Perspective. Ele falará como é o sistema educacional canadense; sobre o intercâmbio entre brasileiros e canadenses, além de discorrer sobre sua linha de pesquisa.

Visita – O diretor, professor Guilherme Elias Pessanha Henriques, destacou a importância de uma universidade canadense permitir o acesso de alunos brasileiros”. É uma iniciativa extremamente importante, muito válida para nós. Tenho certeza que teremos alunos da FOP estudando no Canadá”, explicou.

De acordo com o professor Giannini, a vinda do professor a FOP proporcionou a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa com alunos de graduação (iniciação científica), mestrado e doutorado. “O professor Price tem como proposta estabelecer projetos futuros de pesquisa, assim como estamos analisando vários aparelhos fotopolimirizadores fabricados no Brasil, sua qualidade e como se obter melhores resultados clínicos. Ele está transferindo conhecimento e tecnologia”, disse Giannini, e continuou, “se eu tiver maior conhecimento na área, posso, inclusive, ajudar empresas brasileiras a desenvolver melhores equipamentos, entender melhor essas luzes, como interagem com as resinas, como conseguir melhores resultados buscando obter maior durabilidade das restaurações na boca”, avalia.

É a primeira vez que o pesquisador vem ao Brasil. Ele escolheu visitar a FOP por conta da reputação, como pesquisador, do professor Marcelo Giannini. No Canadá, ele se dedica à educar dentistas a obterem melhores resultados com o aparelho.

A Dalhousie University está interessada em internacionalizar seus cursos e, para, isso tem feito intercâmbios com vários países. Contudo, a prioridade é fazer essa internacionalização com o Brasil. Eles têm muito interesse em levar estudantes para o Canadá. Inclusive, o pesquisador já possui um orientado oriundo da FOUSP.

Para o professor Price, o Brasil tem muito potencial. “Minha missão aqui é enxergar o potencial do Brasil e das pessoas, além de mostrar para esses alunos que existe oportunidade fora daqui e estimular esses estudantes a procurar oportunidades. Tenho esperança que consiga abrir os olhos desses estudantes que tem a vontade de fazer intercâmbio, porque há oportunidade”, revela.

Anualmente, o pesquisador organiza um congresso sobre fontes de luzes na Universidade de Dalhousie em Halifax - essa cidade é a capital do estado da Nova Escócia (NS), Canadá. O docente convida aproximadamente 40 pesquisadores para participar desse congresso. Foi justamente nesse evento, no ano de 2015, que o professor Price conheceu o professor Giannini. Durante a reunião, ele se mostrou interessado em conhecer o Brasil e as linhas de pesquisas do professor Giannini.

O professor Price é Britânico, contudo, mudou-se para o Canadá, onde ministra aula na Dalhousie University, na disciplina de Prótese. Mas, sua especialidade é fotopolimerização. Graduou-se em odontologia na Universidade de Londres. Fez o mestrado na Universidade de Michigan (em Ann Habor), no estado de Michigan, Estados Unidos. Já o doutorado foi realizado na Suécia, na Universidade de Malmo, onde trabalhou com adesivos. O pesquisador tem permissão para trabalhar como dentista tanto no Canadá como na Inglaterra. É fundador do evento " International Symposium on Light Sources in Dentistry".