Terça, 06 Setembro 2016 13:41

CECOM promove “Programa de Saúde” na FOP

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio            da DEdIC (Divisão de Educação infantil e Complementar), firma parceria com o CECOM através do “Programa de Saúde nas Unidades”. Para dar início ao projeto, será oferecido um ciclo de palestras. Serão 7 encontros distribuídos entre os meses de setembro a novembro de 2016.

1 - 14/9 – 14h30-16h- Abertura/ apresentação do resultado dos questionários

Palestra  Atividade Física e Saúde : fisioterapeuta Ricardo S. Guerra

2 - 20/09 - 9h-13 h  Desafio Saúde Cecom (testes de esforço e flexibilidade)

3 - 04/10 - 9h-10 h  Palestra Cuide de sua Memória: psiquiatra Lucas Mella

4 - 21/10  - 9:30h-10:30 h Saúde Cardio vascular: cardiologista Samira Zurba

5 -08/11 -  CTA 9h as 16 hEquipe CTA

6 - 21/11  14hDengue- Arboviroses:  enf Edite/infectologista Maria Elena

7 -30/11  9:30 h  Encerramento  e palestra  Alimentação e Saúde : nutricionista Ana Lúcia Carletti

O projeto nasce a partir do Planejamento Estratégico (PLANES) da DEdIC realizado em 2015. Entre os meses de janeiro a março, foram realizadas oficinas com servidores da DEdIC (Divisão de Educação infantil e Complementar), representantes de pais e das crianças e adolescentes que juntos definiram objetivos e ações estratégicas para os próximos anos.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU, na gestão "A Unicamp de todos os saberes" assumiu a missão de atuar em novos processos de trabalho, destacando-se entre eles aqueles relacionados  ao Planejamento estratégico/ PLANES. Considerando a natureza das atividades desenvolvidas na DEdIC, a Diretoria da DGRH decidiu estabelecer um planejamento estratégico próprio para a DEdIC vinculado com o Planes DGRH.

No desenvolver das oficinas a equipe representante da FOP (através da Unidade do CECI – Centro de Convivência Infantil) definiu como objetivo de trabalho: CONTEMPLAR O CECI/FOP COM SERVIÇOS DA DEdIC CAMPUS CAMPINAS. Distribuídos em três projetos, entre eles: Estabelecer parcerias com Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Artes, etc.

“Nesse projeto, apontamos como importância: Abranger o campus FOP as atividades desenvolvidas no Programa MEXA-SE e/ou demais serviços a Comunidade/Servidores que beneficiem e melhorem a qualidade de vida do trabalhador. De forma, que também possamos aproveitar melhor a academia ao ar livre que foi inaugurada em dez/2015, conta Carla Iolanda Torete, responsável pela creche da FOP.

            Essa não foi a primeira iniciativa sobre esse assunto nesse Campus, em anos anteriores pensou-se na estruturação de se desenvolver programas similares, porém não se efetivou. O intuito atual é firmar uma estrutura permanente e com equipe que atenda os mesmos serviços prestados a Campinas.

            A forma pela qual o Cecom tem a possiblidade de atender a esta  solicitação, é através da  realização  do  Programa de Saúde nas Unidades.

            Este programa desenvolve atividades de promoção de saúde e prevenção, oferecidas no local de trabalho mediante organização prévia. Sendo assim, Cecom e FOP planejam  uma  atividade como parte do Programa de saúde nas Unidades, visando orientar e incentivar  o uso da academia ao ar livre.